SALÃO DO TURISMO

Salão Nacional do Turismo: Embratur atuou para internacionalizar o encontro e aprofundará ações nas próximas edições

Em balanço sobre a 7ª edição do Salão, a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil, destacou medidas para projetar o evento na América Latina
Renato Vaz/Embratur
Embratur convidou duas repórteres e uma influencer argentinas para conhecerem o Brasil durante o Salão Nacional do Turismo

19/12/2023 – Internacionalizar o Salão Nacional do Turismo será a meta da Embratur para os próximos encontros. Esse trabalho, porém, já começou na 7ª edição, que aconteceu entre a última sexta-feira (15) e foi até domingo (17) na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Em paralelo com os painéis e mesas redondas do Núcleo de Conhecimento do Salão, onde a Agência também promoveu palestras e debates com outros participantes sobre diversos temas, convidados da Argentina, Paraguai e Peru conheciam a cidade e os produtos do trade nacional que estavam expostos.

A Embratur participou do Salão Nacional do Turismo como parceira e convidada do Ministério do Turismo (MTur) e do Sesc/Senac, organizadores do encontro, conforme explicou a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil. Segundo ela, o evento, que voltou a ser realizado após 12 anos, é a maior vitrine turística do Brasil e “a ponta do iceberg de toda uma política pública de turismo do país”.

“Foi uma decisão muito assertiva do Ministério do Turismo em retomar o Salão Nacional do Turismo, que ocupou, durante mais de uma década, um espaço muito essencial dentro das políticas públicas de turismo no Brasil. Porque o Salão não é só um evento comercial ou um evento que começa e termina em si. E a retomada do Salão volta a ocupar esse espaço que se perdeu nos últimos anos, de mostrar o que tem sido feito no país para aprimorar cada vez mais o produto de turismo brasileiro”, destacou Jaqueline Gil, antes de fazer um balanço sobre a participação da Agência nesta edição.

Para garantir a projeção internacional do evento, a Agência promoveu uma press trip com três comunicadoras argentinas e também contou com a participação do presidente do Comitê Descubra o Brasil no Paraguai, de representantes da Visit Brasil da Argentina, e o presidente do Comitê Descubra o Brasil em Lima, no Peru, que também representam as maiores operadoras desses países.

“Acho que a gente conseguiu o objetivo de retomar o Salão do Turismo com essa pegada internacional, de preparar o evento para receber o estrangeiro. Sobretudo o latinoamericano. E o próprio ministro do Turismo [Celso Sabino], e o presidente da Embratur [Marcelo Freixo] lançaram esse desafio, que era fazer do Salão do Turismo um espaço para convidar as maiores operadoras de turismo da região e também os jornalistas que podem divulgar o que o Brasil tem de melhor ou de novo para esse público”, destacou.

Comunicadoras argentinas
A Embratur trouxe duas repórteres e uma influencer argentinas para conhecer o Brasil no Salão Nacional do Turismo, evento do MTur em que a Agência é parceira. O grupo assistiu apresentações artísticas e conheceu diversos destinos nacionais no evento. Além disso, os convidados fizeram um tour arquitetônico e gastronômico pela capital federal. 

A equipe de comunicadores da press trip contou com a jornalista multiplataforma especializada em turismo Patricia Veltri, do Canal Doce e Radio Mitre, do Grupo Clarín; Graciela Cutuli, editora especializada em turismo da Rèport e Turismo de Bolsillo; e a especialista em marketing e CEO Florencia Zacagnino, do Viaje y Descubra, que é criadora de conteúdo especializada em viagens, com mais de 10 anos de experiência.

Até outubro deste ano, o Brasil recebeu 1,6 milhão de turistas da Argentina, 33,47% do total de visitantes internacionais no país. A expectativa é que até o fim deste mês, esse número esteja em 2 milhões. No ano passado foram 1,03 milhão de hermanos e hermanas, 28,46% do total de receptivos. Para completar, somente em janeiro próximo, mês de alta temporada, a Argentina tem 1,5 mil voos programados para o Brasil com 298,4 mil assentos.

Núcleo do Conhecimento
A Embratur participou de diversos painéis e mesas redondas com parceiros do MTur e Sesc/Senac, além de especialistas e operadores de turismo para debater temas como sustentabilidade, negócios e eventos, natureza, cultura, afroturismo, tendências, diversidade e gastronomia. Participantes e curiosos acompanharam e fizeram perguntas durante as apresentações. 

O Núcleo de Conhecimento garantiu a oportunidade de profissionais públicos e privados se encontrarem para debater tendências, o que há na linha de frente dos produtos e serviços turísticos e o que deve ser incorporado nos programas de turismo no país. “Foi a retomada da liderança nesses debates a partir das instituições Ministério do Turismo e Embratur no contexto público e privado”, afirmou a diretora de marketing da Agência. 

De acordo com Jaqueline Gil, o ponto forte dos painéis e mesas redondas foi justamente “voltar a ocupar esse espaço em que políticas públicas caminham em paralelo com tendências e, também, com o que o Brasil quer para o seu turismo”. “Falaram representantes da Embratur, a convite do Ministério do Turismo e dos parceiros do Sesc/Senac. Compartilhamos nossas ações para o cenário internacional, o que estamos planejando para as ações 2024 e adiante, e é um espaço de diálogo para os atores do turismo no país”, explicou.

Mensagem
Para Jaqueline Gil, o Salão Nacional do Turismo e seus participantes deixaram como mensagem que o turismo brasileiro está engajado e quer se aprofundar nas temáticas de sustentabilidade e diversidade. 

“Isso ficou muito claro. É uma mensagem poderosa, do país inteiro. Tínhamos participantes do Acre ao Rio Grande do Sul, todo mundo participando com suas manifestações culturais, seus espaços bastante democráticos para mostrar artesanato, dança, música, parque nacional, tudo, e essa postura de que eles querem aprofundar em sustentabilidade”, ressaltou.