GASTRONOMIA

Culinária brasileira ganha o mundo e ocupa série de rankings em guia online

Pratos típicos como picanha, vatapá, escondidinho, pão de queijo e tutu de feijão ganham destaque em listas elaboradas com base em catálogos com mais de 10 mil possibilidades

Mauricio Pokemon/MTur
Picanha foi um dos destaques brasileiros em ranking internacional de gastronomia

27/12/2023 – Picanha, pão de queijo, tutu de feijão e vatapá. Essa não é a lista de um almoço inusitado (mas saboroso), e sim alguns dos pratos brasileiros que ganharam destaque lá fora segundo rankings do guia online Taste Atlas, atualizados este mês. O site organiza várias modalidades de listas, e nos cem melhores pratos do mundo, o tradicional corte do churrasco brasileiro retirado da anca do boi, vizinho da maminha e da alcatra, ficou em primeiro lugar entre os 100, com pontuação de 4,75 estrelas.

Segundo o Taste Atlas, o ranking em questão foi elaborado levando em conta pouco mais de 10,9 mil pratos que receberam cerca de 271,8 mil votações válidas com nota máxima de 5. E o Brasil ainda ocupa outras colocações nessa mesma lista. O baiano vatapá, por exemplo, dá as caras na 16ª colocação; o escondidinho, popular em todo o país e, principalmente, na região Nordeste, vem na 58ª; já o mineiríssimo tutu de feijão, também muito apreciado em Goiás, vem em 93º dos quase 11 mil concorrentes.

Para a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, a presença do Brasil nos rankings do guia é um sinal de que o turista estrangeiro valoriza os ingredientes da culinária brasileira. “É bom ver a gastronomia brasileira conquistando espaço mundo afora por meio dos nossos pratos tradicionais. Isso é um sinal que o turista estrangeiro valoriza nossos ingredientes, nossas técnicas e modos de fazer”, analisou.

Para ela, outros pratos tradicionais brasileiros também mereciam aparecer nas seleções. “Muito além dos pratos incluídos no ranking do Taste Atlas, a gastronomia brasileira é rica em sabores de Norte a Sul do país. Com certeza falta muita coisa boa nessa lista como farofa, pamonha, acarajé, tacacá e tantas outras delícias que mereciam estar entre os 100 melhores do mundo”, destacou.

Ainda segundo Ana Paula Jacques, o Brasil sempre se destaca quando o assunto é comida tradicional. “Por isso, te convidamos a viajar por destinos como BH [Belo Horizonte, MG], Floripa [Florianópolis, SC], Belém (PA) e Paraty (RJ). Essas quatro cidades têm em comum o fato de serem reconhecidas pela Unesco como cidades criativas da gastronomia. Além disso, hoje, o Brasil reúne restaurantes e chefs reconhecidos pelos principais rankings de gastronomia do mundo e da América Latina e tem o restaurante mais sustentável da América Latina [Manu, da chef Manu Buffara], em Curitiba (PR), e o 4° melhor restaurante do mundo [A Casa do Porco], em São Paulo (SP)”, acrescentou.

Melhores por cidade
O país ocupa diversas colocações, também, no ranking de melhores comidas por cidades, que avaliou 16,6 mil localidades para selecionar as 100 melhores. Nesse caso, o país ficou em 31º com São Paulo (SP), 43º com Rio de Janeiro (RJ), 55º com Recife (PE), 66º com Salvador (BA) e 84º com Belo Horizonte (MG).

É importante lembrar que a principal via de acesso dos turistas internacionais no Brasil é aérea, com registro de pouco mais de 3 milhões até outubro de 2023. Além disso, de acordo com o Painel de Dados da Embratur, o ranking de entradas de turistas internacionais no país por unidades da federação concentra 1,6 milhão de chegadas pela capital paulista e 890,5 mil pela capital fluminense, disparados em 1º e 2º lugar.

Em outra lista, das 100 melhores cozinhas do mundo, que não indica um prato específico, o Brasil aparece em 12º. Nesse caso, o 1º, o 2º e o 3º lugar ficaram com a Itália, o Japão e a Grécia, respectivamente. E em 13º, 14º e 15º aparecem a Polônia, a Argentina e a Turquia. E na modalidade Café da Manhã, o tradicional pão de queijo mineiro aparece em 3º lugar entre as melhores notas e em 29º entre os mais populares.

Melhores comidas por categoria
O pão de queijo e o tutu de feijão também voltam a ocupar posições em outra seleção do guia, onde dividem espaço com o escondidinho e a internacionalmente conhecida caipirinha. O ranking de melhores comidas por categoria leva em conta um catálogo de 10,9 mil pratos e 6,1 mil produtos alimentícios, com 271,8 mil avaliações válidas sobre esses pratos e outras 80,8 mil voltadas para os produtos, com cinco indicados por categoria. 

Nessa seleção, o pãozinho de queijo aparece em 3º lugar no café da manhã e em 4º na categoria pães. Já o tutu de feijão vem em 5º na categoria pratos vegetais e em 4º em acompanhamentos. Quem também dá as caras é o escondidinho, em 3° lugar na categoria “Casseroles” (panelinha, em tradução livre), e o churrasco gaúcho, na categoria de mesmo nome, ficou em 5º. Por fim, na categoria de coquetéis, a caipirinha é a representante do Brasil, em 5º lugar.