VIAGENS AO BRASIL

Número de buscas na internet por voos internacionais para o Brasil cresce 18,3%

Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador estão entre as cidades preferidas de turistas internacionais; este ano, a Embratur e a RioTur farão pesquisa na capital fluminense para ouvir a opinião dos visitantes sobre a cidade

Inframérica / Divulgação
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o aumento é resultado do esforço que a Agência fez, no decorrer do ano, para reposicionar a imagem do Brasil no exterior

28/12/2023 – O número de buscas por voos para o Brasil cresceu 18,3% entre 19 de novembro e 17 de dezembro de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. A porcentagem diz respeito a pesquisas de internet feitas por pessoas que vivem no exterior. Os números fazem parte de um levantamento da Embratur com base no Travel Analytic Center, seguindo as métricas de desempenho do Google Flights, e ajudam a monitorar o crescimento no número de turistas do exterior que passarão o Réveillon e o mês de janeiro em território brasileiro.

Por países emissores de turistas, os três primeiros em número de pesquisas por voos para o Brasil no período foram Argentina, com crescimento de 7,76%, Estados Unidos, com crescimento de 15,93%, e Portugal, que viu um aumento nas buscas por voos para o Brasil na internet aumentar 20,64%. Dentro do mesmo comparativo, o número de buscas feitas no exterior por acomodações no Brasil cresceu 7,96%, de ônibus houve acréscimo de 9,71%, e para aluguel de carros de 24,79%.

Além disso, os números coletados da plataforma ForwardKeys, que alimentam parte do Painel de Dados da Embratur, apontam que a chegada de turistas internacionais no período de virada de ano devem crescer 17% em relação a 2022 (próximo do levantamento citado acima). Por região, o crescimento da chegada de turistas internacionais é de 40% na região Norte, 19% na região Sudeste, 17% na região Sul e 15% no Nordeste. No Centro Oeste, a expectativa é de queda de 3%.

Em quantidade de turistas internacionais por região, o maior aumento fica com o Reino Unido e a Europa, que devem concentrar um crescimento de cerca de 26% desses turistas. Já os Estados Unidos ficam com uma parcela de 19% e a América Latina, 11%. 

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o aumento é resultado do esforço que a Agência fez, no decorrer do ano, para reposicionar a imagem do Brasil lá fora. “Esses indicadores são resultado do trabalho duro que a Embratur fez durante todo esse ano de 2023, e que não terminou ainda, para reposicionar o Brasil no exterior como um país sustentável, inclusivo, que protege o meio ambiente e se preocupa com o combate ao racismo e com a melhoria de vida de seu povo”, observou.

“Eu gosto de dizer que o turismo não é vender um país que não existe, mas construir o país que nós queremos para nós, para os nossos filhos, e que atraia o turista internacional que quer conhecer nossa cultura, nossa gastronomia e nossa diversidade”, complementou Freixo.

Rio, São Paulo e Salvador
No dado por cidade e perfil de turistas, uma pesquisa da RioTur apontou que no Réveillon 2022-2023, estrangeiros representaram 25% dos turistas presentes na capital fluminense. A maioria desses visitantes eram oriundos de países como Estados Unidos, Argentina, Chile, Reino Unido e França. 

Já em São Paulo, um levantamento da SPTuris revelou que entre os turistas na cidade na virada de 2022 para 2023, 1% era de fora do Brasil, sendo EUA, Argentina e França os principais emissores.

Outra capital de destaque para turistas internacionais é Salvador. Na virada de 2022 para 2023, um levantamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo revelou que cerca de 377 mil turistas entraram o ano pulando ondas nas águas mornas da Bahia. Desses, 55%, o equivalente a 201 mil, vieram do interior do estado, outros 45% (164 mil) vieram de outros estados, e 3,3% (cerca de 12 mil) são de estrangeiros. Embora os dados sejam da última virada, ajudam a nortear o cenário do Réveillon 2023-2024.

Tecnologia para conhecer o turista
Para completar, em parceria com a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur), a Smart Tour e o Grupo Iter, a Embratur vai usar inteligência artificial para acompanhar os turistas na virada e aperfeiçoar a gestão de grandes eventos, como o Réveillon do Rio. Para alimentar o Sistema Especialista Turístico (SET), inteligência programada para analisar grandes volumes de dados e fornecer opções de tomada de decisão voltadas para o turismo, a Agência e a RioTur vão coletar dados dos turistas por meio de QR codes.

Os QR codes estão instalados em áreas turísticas tradicionais e nos 11 bairros que contarão com palcos durante a virada. A coleta começou nesta quarta-feira (26) e vai até 5 de janeiro. Os participantes responderão a pesquisas rápidas em portugês ou em inglês e, como recompensa, receberão vouchers de desconto para usar em atrativos turísticos da Cidade Maravilhosa. O objetivo é obter dados valiosos para aprimorar a segurança, a infraestrutura, a experiência cultural e as opções de lazer na cidade.

A coleta de dados ficou a cargo da empresa Smart Tour, vencedora da aceleração Conecta IGU, feita pelo EmbraturLab e Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O projeto coloca a capital dos cariocas em uma posição de liderança em inovação e tecnologia em eventos turísticos.