MUDANÇA

Mariana Aldrigui retorna à USP e Fábio Montanheiro assume Gerência de Dados da Embratur

Presidente da Agência, Marcelo Freixo agradeceu contribuições de Mariana Aldrigui: "deixa para nós um legado de importantes ferramentas que orientam praticamente todas as decisões estratégicas de promoção do turismo"

Divulgação/Embratur
Mudança na gerência já estava planejada desde o início da atual gestão, que tomou posse em janeiro de 2023

28/12/23 – A Embratur anunciou nesta quinta-feira (28) uma troca no comando da Gerência de Inteligência de Dados: a professora Mariana Aldrigui retorna para a docência e pesquisa na Universidade de São Paulo (USP). Para dar continuidade ao trabalho desenvolvido em 2023, foi promovido o então coordenador de Informação e Inteligência de Dados, Fábio Montanheiro. 

“A professora Mariana Aldrigui topou o desafio de vir nos ajudar a estruturar os projetos e parcerias prioritários na área de inteligência de dados, e deixa para nós um legado de importantes ferramentas que orientam praticamente todas as decisões estratégicas de promoção do turismo. Mariana também reuniu importantes talentos numa equipe muito competente, agora liderada por Fábio Montanheiro, que também faz um excelente trabalho, reconhecido dentro e fora da Embratur”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Conforme explica Freixo, a mudança na gerência já estava planejada desde o início da atual gestão. “Foi um pedido de Mariana, quando a convidamos. Ela cumpriu a missão que abraçou e retorna para as também importantes pesquisas que lidera na USP. Seguiremos tendo em Mariana uma conselheira e uma parceira na qualificação da estratégia de promoção de nosso turismo”, completou.

“A Embratur sempre foi a grande referência nos dados oficiais do turismo brasileiro, por meio de seu Anuário Estatístico. Sinto-me muito honrada em ter feito parte da equipe que deixa como legado um Portal de Dados com informações mais dinâmicas, atualizadas e úteis para os diferentes agentes do turismo brasileiro – públicos, privados ou do terceiro setor. Foram 85 produtos que colaboraram na compreensão do atual estágio em que estamos e dos desafios a serem enfrentados. Volto para a Universidade com muito conteúdo na bagagem para dividir com os alunos e pesquisadores, no Brasil e no exterior”, disse Mariana Aldrigui.

Novo Gerente
Novo gerente de Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro vai dar seguimento ao trabalho de ampliação da divulgação de painéis e relatórios públicos de inteligência de dados, que municiam os gestores públicos e privados para a melhor tomada de decisões sobre investimentos. A gerência também é responsável por produzir relatórios e monitoramento em tempo real para a definição de estratégias de ação da Embratur. 

“O legado deste importante trabalho com dados e pesquisas em turismo, estruturado neste primeiro ano pela Doutora Mariana, será a base de nossos projetos futuros. O foco na internacionalização dos indicadores com a OMT, a implantação do monitoramento da sustentabilidade turística dos destinos e a modernização das metodologias são as nossas principais atividades nesta continuidade”, aponta Fábio.

Fábio tem mais de 25 anos de experiência no setor de viagens e turismo. Na São Paulo Turismo (SPTuris) chegou a ocupar o cargo de gerente de Comunicação e Pesquisa. Fundou o Observatório de Turismo e Eventos, fonte oficial de dados do turismo na cidade de São Paulo. Ainda, na Secretaria de Viagens e Turismo do Estado de São Paulo, implantou o CIET – Centro de Inteligência da Economia do Turismo. Ambos são os únicos observatórios membros da OMT no Brasil. Além disso, é especialista em metodologias de impacto econômico, com conhecimentos avançados em geointeligência e design de infográficos. Fábio é formado em turismo pela Anhembi Morumbi, com especializações na USP, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Penn State University (EUA), Academia ESRI e Fundação Instituto de Administração (FIA).