28/12/23 – A Embratur anunciou nesta quinta-feira (28) uma troca no comando da Gerência de Inteligência de Dados: a professora Mariana Aldrigui retorna para a docência e pesquisa na Universidade de São Paulo (USP). Para dar continuidade ao trabalho desenvolvido em 2023, foi promovido o então coordenador de Informação e Inteligência de Dados, Fábio Montanheiro.
“A professora Mariana Aldrigui topou o desafio de vir nos ajudar a estruturar os projetos e parcerias prioritários na área de inteligência de dados, e deixa para nós um legado de importantes ferramentas que orientam praticamente todas as decisões estratégicas de promoção do turismo. Mariana também reuniu importantes talentos numa equipe muito competente, agora liderada por Fábio Montanheiro, que também faz um excelente trabalho, reconhecido dentro e fora da Embratur”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Conforme explica Freixo, a mudança na gerência já estava planejada desde o início da atual gestão. “Foi um pedido de Mariana, quando a convidamos. Ela cumpriu a missão que abraçou e retorna para as também importantes pesquisas que lidera na USP. Seguiremos tendo em Mariana uma conselheira e uma parceira na qualificação da estratégia de promoção de nosso turismo”, completou.
“A Embratur sempre foi a grande referência nos dados oficiais do turismo brasileiro, por meio de seu Anuário Estatístico. Sinto-me muito honrada em ter feito parte da equipe que deixa como legado um Portal de Dados com informações mais dinâmicas, atualizadas e úteis para os diferentes agentes do turismo brasileiro – públicos, privados ou do terceiro setor. Foram 85 produtos que colaboraram na compreensão do atual estágio em que estamos e dos desafios a serem enfrentados. Volto para a Universidade com muito conteúdo na bagagem para dividir com os alunos e pesquisadores, no Brasil e no exterior”, disse Mariana Aldrigui.
Novo Gerente
Novo gerente de Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro vai dar seguimento ao trabalho de ampliação da divulgação de painéis e relatórios públicos de inteligência de dados, que municiam os gestores públicos e privados para a melhor tomada de decisões sobre investimentos. A gerência também é responsável por produzir relatórios e monitoramento em tempo real para a definição de estratégias de ação da Embratur.
“O legado deste importante trabalho com dados e pesquisas em turismo, estruturado neste primeiro ano pela Doutora Mariana, será a base de nossos projetos futuros. O foco na internacionalização dos indicadores com a OMT, a implantação do monitoramento da sustentabilidade turística dos destinos e a modernização das metodologias são as nossas principais atividades nesta continuidade”, aponta Fábio.
Fábio tem mais de 25 anos de experiência no setor de viagens e turismo. Na São Paulo Turismo (SPTuris) chegou a ocupar o cargo de gerente de Comunicação e Pesquisa. Fundou o Observatório de Turismo e Eventos, fonte oficial de dados do turismo na cidade de São Paulo. Ainda, na Secretaria de Viagens e Turismo do Estado de São Paulo, implantou o CIET – Centro de Inteligência da Economia do Turismo. Ambos são os únicos observatórios membros da OMT no Brasil. Além disso, é especialista em metodologias de impacto econômico, com conhecimentos avançados em geointeligência e design de infográficos. Fábio é formado em turismo pela Anhembi Morumbi, com especializações na USP, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Penn State University (EUA), Academia ESRI e Fundação Instituto de Administração (FIA).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.