11/01/24 – As startups Glocal Audio Guide e Que mais tem lá?, ambas de São Paulo, foram as duas selecionadas para as provas de conceito do Desafio Rotas Literárias. O concurso do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, irá transformar experiências literárias em destinos turísticos por meio de soluções inovadoras em turismo.
As empresas concorreram com outras sete na etapa anterior, quando foi realizado um Pitch Day e cada uma das startups pôde, em cinco minutos, defender seus produtos. O próximo passo, segundo o gerente de Inovações da Embratur, Edivaldo Reis, são as provas de conceito, que irão durar três meses.
“A Glocal Audio Guide e Que mais tem lá? foram escolhidas pela comissão julgadora a partir da exposição de suas soluções no Pitch Day. Antes das provas de conceito, ainda iremos nos reunir com as startups para alinhar exatamente o escopo do que será aplicado nos próximos três meses. Essas soluções serão realizadas no Rio de Janeiro”, antecipou.
A equipe do EmbraturLAB irá se reunir com as duas selecionadas na próxima segunda-feira (15).
Foco dos trabalhos
Os projetos têm que propor soluções inovadoras para desafios como: valorização da Literatura Brasileira e Patrimônio Cultural; sugerir inovação tecnológica para impulsionar o turismo literário; melhoria da infraestrutura e conectividade regional; expansão do circuito do segmento; melhorar a integração com o comércio e informações úteis; preservação da cultura e história através da tecnologia e geração de renda para comunidades locais.
A Glocal trabalha com uma plataforma de áudio-guia geolocalizado capaz de disseminar roteiros literários através dela. Já a startup Que Mais Tem Lá? tem, como ponto de partida, pontos turísticos “óbvios” e apresenta opções próximas que fogem do roteiro turístico padrão.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa vai ampliar a atração de turistas, principalmente de língua portuguesa, por meio da literatura. “O Desafio Literário é uma oportunidade de impulsionar as práticas de turismo literário. Nossa literatura é muito rica, temos vários destinos por onde passam capítulos importantes das nossas obras. A gente quer buscar soluções que integrem, de maneira inteligente, a rica literatura brasileira aos destinos turísticos, e que isso seja um atrativo para o visitante estrangeiro”, pontuou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.