FÉ NA FESTA

‘Manifestação de fé e cultura extraordinária’, diz presidente da Embratur durante a Lavagem do Bonfim, em Salvador

Marcelo Freixo participou de cortejo ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; Agência apoia ações de afroturismo na região e vai levar jornalistas dos EUA para conhecer e divulgar destino

Carlos Moura/Embratur
Durante o cortejo, Marcelo Freixo encontrou Carlinhos Brown, a quem nomeou recentemente Embaixador do Turismo Brasileiro pela Embratur

11/01/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, na manhã desta quinta-feira (11), da tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador (BA). Ele estava acompanhado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, com quem tem feito uma série de reuniões. A Agência planeja ações para divulgar a Bahia em campanhas de publicidade e feiras no exterior para aumentar o fluxo de turistas internacionais na região. Freixo viajou para a capital baiana na última terça-feira (9) e retornará a Brasília no domingo (14).

A Lavagem do Bonfim é uma das festas populares mais tradicionais do país e reúne representantes de religiões de matrizes africanas e cristãos que percorrem, em meio a muita música e manifestações culturais, um cortejo de cerca de 8 km. “São 8 quilômetros dessa procissão linda, dessa manifestação de fé e cultura extraordinária”, afirmou Marcelo Freixo.

A celebração começa com uma cerimônia ecumênica em frente à Igreja da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, seguida da procissão até a Basílica do Nosso Senhor do Bonfim, no Bonfim. No fim do trajeto ocorre a lavagem das escadarias da igreja, no topo da Colina Sagrada. A festa religiosa, que une diversos credos, teve início no século XVIII e também marca a contagem regressiva para o Carnaval baiano.

Durante o trajeto, Freixo se encontrou com o cantor, compositor e ativista Carlinhos Brown, uma das estrelas da folia em Salvador. Em novembro, o presidente da Embratur nomeou o Cacique do Candeal como o primeiro Embaixador do Turismo Brasileiro da Agência na atual gestão.

De acordo com Freixo, após a viagem para a Bahia, a Embratur dará início ao planejamento para atrair novos voos internacionais para o estado nordestino. Ele ressaltou a importância do fortalecimento da malha aérea e lembrou que o verão 2023-2024 já superou o verão 2019-2020, com o país recuperando o patamar turístico pré-pandemia. “E a Bahia é um destino muito importante. Eu estou trazendo, pela Embratur, cinco jornalistas norte-americanos para acompanharem o Carnaval da Bahia e promover a Bahia nos Estados Unidos, que é um mercado importante, principalmente quando a gente fala de afroturismo”, anunciou.

“Os Estados Unidos têm um grande interesse nisso, o que acarreta a possibilidade de mais voos para cá. E quanto mais voo direto, melhor para o mercado. Isso é geração de emprego. Eu estou visitando Baixio amanhã (sexta) e indo para Cachoeira no sábado, também por causa do afroturismo. Tem toda uma agenda muito intensa, e a Bahia representa muito o Brasil que a gente quer divulgar lá fora. Além disso, o afroturismo não é só Carnaval. É o ano inteiro, com a possibilidade de enfrentar o racismo e criar uma agenda de geração de emprego”, destacou.

Antes da Lavagem, nessa quarta (10), Marcelo Freixo e o governador Jerônimo Rodrigues já haviam se reunido com o secretário do Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a fim de discutir parte das ações da Agência em parceria com o governo local. Também participaram do encontro o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré; o superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Felinto; o diretor da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade; o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas; e o diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral.