DIVERSIDADE

Brasil é destaque em revista internacional especializada em turismo LGBTQIA+

Publicação destaca atrativos de Ubatuba (SP), cidade de praias paradisíacas com Mata Atlântica preservada, e a capital paulista, com sua gastronomia

Prefeitura de Ubatuba/Divulgação
Cidade de Ubatuba, no Litoral Norte paulista, foi o foco de reportagem de publicação especializada dos Estados Unidos

11/01/2024 – O Litoral Norte de São Paulo é um dos destaques da última edição da revista Passport Magazine, publicação internacional especializada em turismo LGBTQIA+. Assinada pelo repórter Jim Gladstone, a reportagem faz um passeio pelo município de Ubatuba, distante 226 km de São Paulo (SP), mostrando segmentos como sol e praia, natureza, turismo de aventura e gastronomia. O texto também apresenta um pouco da capital paulista, quadricentenária e cosmopolita, que concentra restaurantes com a assinatura de importantes chefs brasileiros e tem a maior parada do orgulho LGBTQIA+ do mundo.

O jornalista viajou acompanhado de seu companheiro e a matéria ressalta que Ubatuba é um destino turístico considerado amigo da comunidade LGBTQIA+. Ele relatou que, como casal, os dois visitantes se sentiram respeitados nos atendimentos nos hotéis e também nos passeios. “Ficamos completamente à vontade ao pedir aos guias turísticos que tirassem fotos nossas, com nossos braços ao redor dos nossos ombros”, citou o repórter.

Para a publicação norte-americana, Gladstone também entrevistou Clóvis Casemiro, gerente de Desenvolvimento de Membros no Brasil/América do Sul da Associação Internacional de Turismo LGBTQIA+ (IGLTA). O entrevistado lembrou, segundo o texto, que o Brasil tem uma grande diversidade de destinos turísticos preparados para receber esses turistas. Parceira da Embratur, a IGLTA tem representação em 80 países e funciona como plataforma para comunicação com o trade turístico internacional focado no turismo LGBT+.

Ubatuba é um dos destinos prediletos do Litoral Norte paulista e também está entre os locais sugeridos no site VisitBrasil, da Embratur, voltado, principalmente, para turistas internacionais. O endereço eletrônico divulga, dentre outras atrações, as praias banhadas pelo Atlântico, o turismo étnico e a Mata Atlântica, preservada na região. Além do município visitado pelo correspondente da Passport, se destacam no Litoral Norte as cidades de Bertioga, São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba.

Ao comentar a publicação da revista especializada, a coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, ressaltou a importância do destaque dado à região para a Agência. “A Embratur está alinhada com o Turismo LGBTQIAP+ e criou uma Coordenação de Diversidade para promover o Brasil como um Destino Friendly. E São Paulo (SP), por exemplo, tem a maior Parada LGBT+ do mundo. Temos vários outros destinos: cidades como Belo Horizonte, Salvador e Florianópolis estão cada dia mais trabalhando para atenderem este mercado com respeito e segurança”, disse.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, por sua vez, afirmou que a preocupação do trade turístico brasileiro em combater o preconceito e se preparar para atender o público LGBTQIA+ beneficia o país no exterior, mas também traz reflexos positivos para os brasileiros. “O turismo alavanca o desenvolvimento econômico, mas também o civilizatório. E nós da Embratur trabalhamos para isso. Para divulgar esse Brasil que voltou: o Brasil do respeito, da diversidade e do pluralismo. O Brasil precisa reafirmar cada vez mais essa agenda. O turismo não é vender um lugar que só existe para quem vem de fora. Ele serve para melhorar o nosso país, a nossa casa, o lugar onde nossos filhos vão crescer”, lembrou.