11/01/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, na manhã desta quinta-feira (11), da tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador (BA). Ele estava acompanhado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, com quem tem feito uma série de reuniões. A Agência planeja ações para divulgar a Bahia em campanhas de publicidade e feiras no exterior para aumentar o fluxo de turistas internacionais na região. Freixo viajou para a capital baiana na última terça-feira (9) e retornará a Brasília no domingo (14).
A Lavagem do Bonfim é uma das festas populares mais tradicionais do país e reúne representantes de religiões de matrizes africanas e cristãos que percorrem, em meio a muita música e manifestações culturais, um cortejo de cerca de 8 km. “São 8 quilômetros dessa procissão linda, dessa manifestação de fé e cultura extraordinária”, afirmou Marcelo Freixo.
A celebração começa com uma cerimônia ecumênica em frente à Igreja da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, seguida da procissão até a Basílica do Nosso Senhor do Bonfim, no Bonfim. No fim do trajeto ocorre a lavagem das escadarias da igreja, no topo da Colina Sagrada. A festa religiosa, que une diversos credos, teve início no século XVIII e também marca a contagem regressiva para o Carnaval baiano.
Durante o trajeto, Freixo se encontrou com o cantor, compositor e ativista Carlinhos Brown, uma das estrelas da folia em Salvador. Em novembro, o presidente da Embratur nomeou o Cacique do Candeal como o primeiro Embaixador do Turismo Brasileiro da Agência na atual gestão.
De acordo com Freixo, após a viagem para a Bahia, a Embratur dará início ao planejamento para atrair novos voos internacionais para o estado nordestino. Ele ressaltou a importância do fortalecimento da malha aérea e lembrou que o verão 2023-2024 já superou o verão 2019-2020, com o país recuperando o patamar turístico pré-pandemia. “E a Bahia é um destino muito importante. Eu estou trazendo, pela Embratur, cinco jornalistas norte-americanos para acompanharem o Carnaval da Bahia e promover a Bahia nos Estados Unidos, que é um mercado importante, principalmente quando a gente fala de afroturismo”, anunciou.
“Os Estados Unidos têm um grande interesse nisso, o que acarreta a possibilidade de mais voos para cá. E quanto mais voo direto, melhor para o mercado. Isso é geração de emprego. Eu estou visitando Baixio amanhã (sexta) e indo para Cachoeira no sábado, também por causa do afroturismo. Tem toda uma agenda muito intensa, e a Bahia representa muito o Brasil que a gente quer divulgar lá fora. Além disso, o afroturismo não é só Carnaval. É o ano inteiro, com a possibilidade de enfrentar o racismo e criar uma agenda de geração de emprego”, destacou.
Antes da Lavagem, nessa quarta (10), Marcelo Freixo e o governador Jerônimo Rodrigues já haviam se reunido com o secretário do Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a fim de discutir parte das ações da Agência em parceria com o governo local. Também participaram do encontro o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré; o superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Felinto; o diretor da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade; o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas; e o diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.