TURISMO DE LUXO

Presidente da Embratur visita empreendimento turístico no Litoral Norte da Bahia

Marcelo Freixo está no estado para programar uma série de ações com o gestores licitais e o trade turístico para promover o estado no mercado internacional em 2024
Divulgação
Projeto de grande porte, no Litoral Norte baiano, é apresentado a Marcelo Freixo, da Embratur, e Danilo Cabral, da Sudene

12/01/2024 – No terceiro dia de agenda na Bahia, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, fez uma visita técnica ao Baixio, região no Litoral Norte do estado, para conhecer o empreendimento de turismo de luxo que está em fase de desenvolvimento na região. O diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral, também participou da visita. Com investimento de R$ 5 bilhões, o projeto está a cargo da Prima Empreendimentos e prevê, dentre outras coisas, a construção de resorts com potencial para atrair muitos visitantes nacionais e internacionais.

Freixo está em viagem à Bahia para planejar, junto ao governo estadual, prefeituras e o trade turístico uma série de ações para promover a região como destino internacional e aumentar o fluxo de voos de outros países para o estado. Na região de Baixio, a meta é fortalecer o polo turístico. A visita é importante pois a Embratur trabalha para colocar o Brasil como competidor no setor de resorts lado a lado com o Caribe e o México.

Freixo e Cabral conheceram parte das edificações do complexo Ponta de Inhambupe Boutique e Spa by Slaviero, que ainda está em construção. O complexo inclui um hotel, um condomínio e o centro comercial de Baixio voltado para o turismo de luxo na região. 

O presidente da Embratur também aproveitou para conhecer a Pousada de Charme Aldeola e a Casa de Arte, que ficam na Vila de Baixio, e também foram às Lagunas de Baixio, região onde serão construídos três resorts, um parque ecológico, um heliponto, um aeródromo e um beach club.

Para o presidente da Agência, o investimento no turismo em Baixio deverá melhorar a vida dos moradores da região. “O turismo precisa gerar emprego e renda e desenvolvimento sustentável. Isso significa que um destino turístico é atrativo para o turista internacional e também é bom para quem vive lá. Nesse caso, a intenção é trazer turistas de alto poder aquisitivo, criando oportunidades e trazendo desenvolvimento para o Baixio”, afirmou Freixo.

Danilo Cabral, por sua vez, destacou que a Sudene tem o interesse de fortalecer o polo turístico de Baixio e transformá-lo em destino referência no mercado turístico no Brasil e no exterior. O diretor do Destino Baixio, Antonio Barretto Junior, e o diretor Executivo da Prima, Luciano Lopes, apresentaram a estrutura. 

Barreto Júnior destacou que espera, a partir da visita do presidente da Embratur, uma parceria de divulgação e marketing para apresentar a região como destino no mercado turístico internacional.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.