PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Na Espanha, Embratur e Prefeitura de Paraty (RJ) se reúnem para ampliar promoção do turismo na cidade histórica

Encontro fez parte da programação da Agência em Madri, onde irá participar da Feira Internacional do Turismo (Fitur) entre os dias 24 e 28 de janeiro
Divulgação/Embratur
Parati Day, realizado na Casa do Brasil em Madri, contou com apoio da Câmara de Comércio Brasil-Espanha

22/01/24 – Como parte da programação da Embratur na Espanha, em função da participação da Feira Internacional do Turismo (Fitur), em Madri, a coordenadora de Mercados Internacionais da Agência, Carolina Stolf, se reuniu com o prefeito de Paraty, Luciano Vidal, em um Brunch de Apresentação do destino Paraty (RJ). O evento, intitulado Parati Day, teve o apoio da Câmara de Comércio Brasil-Espanha e foi realizado na Casa do Brasil, na capital espanhola. 

Paraty, no estado fluminense, é uma cidade patrimônio cultural e de biodiversidade da humanidade pela Unesco e cidade gastronômica criativa também da Unesco. Segundo o Portal de Dados da Embratur, o Rio de Janeiro recebeu, apenas da Argentina, Chile e Estados Unidos, mais de um milhão de visitantes em todo o ano passado. 

Para a coordenadora de Mercados Internacionais da Embratur, Carolina Stolf, Paraty, assim como todo o estado do Rio, possui atrativos muito procurados por turistas internacionais: sol e praia, ecoturismo, cultura, arte, gastronomia, legado histórico, afroturismo com as comunidades quilombolas e turismo de povos originários com o legado indígena.

“A Embratur pretende reposicionar o Brasil como opção viável de destino nas prateleiras das operadoras internacionais. Paraty é um destino único que reúne muitos dos interesses dos turistas internacionais, além de ser palco de um calendário extenso de festivais, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A gestão do prefeito Luciano Vidal facilita o trabalho, pois tem feito com que a cidade se torne um destino qualificado e competitivo para o turismo internacional, isso sem perder de vista a sustentabilidade e o bem estar das comunidades locais”, ressaltou.

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, aposta na parceria com a Embratur para divulgar a cidade. “O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, está nos ajudando a levar Paraty para o mundo, a turistas nacionais e internacionais. Temos enormes belezas naturais, praias, além da reserva florestal da Mata Atlântica, que merecem ser divulgadas”, declarou o gestor, para quem a Europa é um mercado estratégico na promoção da cidade.

Fitur 2024
A Embratur participa, entre quarta-feira (24) e domingo (28), da Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri. Além de divulgar os destinos brasileiros, reposicionando o Brasil no mercado espanhol, a Agência lançará na ocasião o primeiro metaverso de turismo do Brasil, em parceria com a rede El Corte Inglés.

Já em território espanhol, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, falou da importância e dos objetivos da participação da Agência na feira. “A Embratur vem pra Fitur com uma agenda de reuniões que tem como foco a ampliação da conectividade aérea e geração de novos negócios. Junto com nossos coexpositores, estamos levando um Brasil diverso e multicultural, que cada dia incorpora mais a sustentabilidade como valor e prática no turismo. Vamos apresentar muitas novidades em produtos e experiências ligadas não só a sol e praia, mas também cultura e natureza, que estão alinhados com as tendências do turismo internacional”, adiantou.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.