22/01/24 – Como parte da programação da Embratur na Espanha, em função da participação da Feira Internacional do Turismo (Fitur), em Madri, a coordenadora de Mercados Internacionais da Agência, Carolina Stolf, se reuniu com o prefeito de Paraty, Luciano Vidal, em um Brunch de Apresentação do destino Paraty (RJ). O evento, intitulado Parati Day, teve o apoio da Câmara de Comércio Brasil-Espanha e foi realizado na Casa do Brasil, na capital espanhola.
Paraty, no estado fluminense, é uma cidade patrimônio cultural e de biodiversidade da humanidade pela Unesco e cidade gastronômica criativa também da Unesco. Segundo o Portal de Dados da Embratur, o Rio de Janeiro recebeu, apenas da Argentina, Chile e Estados Unidos, mais de um milhão de visitantes em todo o ano passado.
Para a coordenadora de Mercados Internacionais da Embratur, Carolina Stolf, Paraty, assim como todo o estado do Rio, possui atrativos muito procurados por turistas internacionais: sol e praia, ecoturismo, cultura, arte, gastronomia, legado histórico, afroturismo com as comunidades quilombolas e turismo de povos originários com o legado indígena.
“A Embratur pretende reposicionar o Brasil como opção viável de destino nas prateleiras das operadoras internacionais. Paraty é um destino único que reúne muitos dos interesses dos turistas internacionais, além de ser palco de um calendário extenso de festivais, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A gestão do prefeito Luciano Vidal facilita o trabalho, pois tem feito com que a cidade se torne um destino qualificado e competitivo para o turismo internacional, isso sem perder de vista a sustentabilidade e o bem estar das comunidades locais”, ressaltou.
O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, aposta na parceria com a Embratur para divulgar a cidade. “O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, está nos ajudando a levar Paraty para o mundo, a turistas nacionais e internacionais. Temos enormes belezas naturais, praias, além da reserva florestal da Mata Atlântica, que merecem ser divulgadas”, declarou o gestor, para quem a Europa é um mercado estratégico na promoção da cidade.
Fitur 2024
A Embratur participa, entre quarta-feira (24) e domingo (28), da Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri. Além de divulgar os destinos brasileiros, reposicionando o Brasil no mercado espanhol, a Agência lançará na ocasião o primeiro metaverso de turismo do Brasil, em parceria com a rede El Corte Inglés.
Já em território espanhol, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, falou da importância e dos objetivos da participação da Agência na feira. “A Embratur vem pra Fitur com uma agenda de reuniões que tem como foco a ampliação da conectividade aérea e geração de novos negócios. Junto com nossos coexpositores, estamos levando um Brasil diverso e multicultural, que cada dia incorpora mais a sustentabilidade como valor e prática no turismo. Vamos apresentar muitas novidades em produtos e experiências ligadas não só a sol e praia, mas também cultura e natureza, que estão alinhados com as tendências do turismo internacional”, adiantou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.