SUSTENTABILIDADE

Fitur 2024: Embratur participa, pela primeira vez, de debates sobre sustentabilidade com a OMT

Agência esteve em encontros da Organização Mundial do Turismo no tema sustentabilidade, materializado na Declaração de Glasgow, da qual é signatária desde setembro de 2023
Renato Vaz/Embratur
Jaqueline Gil, diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, apresenta o destino Brasil na Fitur, em Madri

25/01/24 – A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, cumpriu uma importante agenda sobre sustentabilidade durante a Feira Internacional do Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha. Ao lado de outros 25 co-expositores, a Agência leva a uma das feiras mais importantes do mundo, que segue até domingo (28), a exuberância dos destinos brasileiros, demonstrando também suas ações voltadas à sustentabilidade, durante todo o ano de 2023, com um olhar mais atento às questões climáticas. E pela primeira vez, a Embratur participa dos encontros da Organização Mundial do Turismo (OMT) no tema sustentabilidade, materializado na Declaração de Glasgow, da qual a Agência é signatária desde setembro de 2023.

Para Jaqueline Gil, participar desse momento em uma das mais importantes feiras internacionais de turismo reforça que a Embratur “tem sido assertiva na trajetória construída a partir de um olhar mais atento às questões climáticas”.

“Acabamos de participar, pela primeira vez, das discussões técnicas sobre programas que agências de promoção de turismo internacional estão fazendo sobre ações climáticas no âmbito da Declaração de Glasgow sobre ações climáticas no turismo. A Embratur se tornou signatária dessa declaração em setembro de 2023. Há outros brasileiros que são membros e signatários e também estão executando ações nesse sentido. No Brasil, precisamos fazer um movimento muito maior, pois precisamos caminhar para um turismo muito mais sustentável, com ações climáticas no centro dessa estratégia tanto para mitigação – redução de gases de efeito estufa –, quanto para adaptação, ou seja, regenerar biomas”, enfatizou. 

Declaração de Glasgow
A Embratur se tornou signatária da Declaração de Glasgow em setembro, quando passou a orientar o seu planejamento e suas ações em concordância com os objetivos promovidos pelo documento e pela OMT. As ações envolvem a redução pela metade das emissões de gases de efeito estufa na próxima década para alcançar a neutralidade de carbono antes de 2050. 

A Embratur apoia a introdução dessas diretrizes e desses planos de ação para descarbonizar o turismo, pois acredita que essa agenda climática se tornou um diferencial de competitividade no mercado internacional.

Novos indicadores
Ainda na Fitur, na última terça-feira (23), a diretora Jaqueline Gil participou de uma reunião junto à OMT sobre novas metodologias para a criação de novos indicadores de sustentabilidade e turismo nos destinos brasileiros.

Além de Jaqueline Gil, representantes da OMT e do Ministério do Turismo (MTur) discutiram a inclusão da metodologia de indicadores da organização nos levantamentos da Embratur e a criação de novos indicadores de sustentabilidade e turismo nos destinos brasileiros.

Embratur na Fitur 2024
A Embratur participa, até o próximo domingo (28), da Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, ao lado de 25 co-expositores. Por lá, entre diversas atividades e reuniões previstas, a Agência lança seu primeiro metaverso de turismo e busca posicionar, ainda mais, o país no mercado de turismo mundial.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.