RECONHECIMENTO

Fitur 2024: Salvador ganha prêmio internacional de Melhor Destino Criativo por projeto de desenvolvimento do afroturismo

Capital baiana concorria com outras 92 cidades; reconhecimento vem por conta do projeto Salvador Capital Afro, que valoriza o afroturismo, eixo prioritário da Embratur

Renato Vaz/Embratur
A coordenadora de promoção da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Jamile Machado, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, após entrega de prêmio em Madri

25/01/24 – A capital da Bahia, Salvador, foi eleita como o Melhor Destino Criativo durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha. A premiação, que aconteceu nesta quinta-feira (25), foi concedida pela Rede Internacional de Turismo Criativo (Creative Tourism Network). O reconhecimento é para empresas, projetos e destinos que apostam no turismo criativo.

A cidade recebeu o prêmio por conta do Salvador Capital Afro, projeto de valorização do afroturismo por meio do fortalecimento da indústria criativa, cultural e turística negra local. O júri, formado por especialistas internacionais em marketing turístico e economia criativa, escolheu a capital dos baianos entre 92 destinos ao redor do mundo. 

Na cerimônia de entrega do prêmio, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, parabenizou a cidade e ressaltou a importância do afroturismo na construção da história do povo brasileiro. 

“Quero dar os parabéns para a Prefeitura de Salvador pela centralidade no afroturismo. O afroturismo é uma das grandes bandeiras, uma das grandes frentes de toda a organização da promoção do Brasil. Não existe história do Brasil sem a história da África no Brasil. É preciso que a gente olhe para o nosso passado, para a nossa história, e a gente ter muito orgulho disso. Nesse sentido, a gente quer que o mundo venha conhecer não só nossas praias, mas a nossa religiosidade, a nossa cultura, gastronomia… É esse turismo que gera emprego e renda para negros como protagonistas, porque eles são a maioria da população brasileira”, completou. 

O Salvador Capital Afro foi traçado pelo Plano de Desenvolvimento do Afroturismo de Salvador feito pela prefeitura local com a comunidade negra da capital, e vem sendo implementado desde 2021.

Além de destino criativo, os prêmios foram em reconhecimento às iniciativas mais inovadoras do mundo em outras cinco categorias: Estratégia para o desenvolvimento do turismo criativo; Agência de viagens criativa/operadores turísticos; Planejadores e consultores de viagens criativas; Alojamento criativo e experiência criativa. Os critérios de seleção incluem originalidade, compromisso com a criação de um ecossistema sustentável e consideração dos princípios de sustentabilidade.

A cerimônia teve a presença da fundadora da Creative Tourism Network, Caroline Couret; da coordenadora de promoção da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Jamile Machado; e da especialista em Turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Juliana Bettini.

Embratur na Fitur 2024
A Embratur participa, até o próximo domingo (28), da Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha. Ao lado de outros 25 co-expositores, a Agência leva a uma das feiras mais importantes do mundo a exuberância dos destinos brasileiros, além de uma variedade de sabores, diversidade e sustentabilidade. Por lá, entre diversas atividades e reuniões previstas, a Embratur está lançando seu primeiro metaverso de turismo e posicionando, ainda mais, o país no mercado de turismo mundial.