AFROTURISMO

Embratur promove afroturismo para o mercado norte-americano durante o Carnaval em Salvador

Destinos afrocentrados da capital da Bahia serão apresentados a jornalistas dos EUA; durante feira de turismo na Espanha, Embratur garantiu recurso de banco de desenvolvimento para desenvolver afroturismo no Brasil
Silvio Tito/Secom Pref. de Salvador
Bloco afro Ilê Aiyê, um dos mais tradicionais do Carnaval da Bahia, desfila em Salvador

29/01/24 – O ano de 2024 começa com o afroturismo como um dos protagonistas da Embratur, e as primeiras ações para esse segmento já iniciam no contexto de uma grande festa: o Carnaval de Salvador (BA), que receberá quatro jornalistas e uma influenciadora digital, todos norte-americanos, em uma press trip. 

A intenção é apresentar, para um mercado estratégico, a influência afro na nossa cultura, a exemplo de blocos como Ilê Aiyê e Filhos de Gandhy, que levam ritmo e beleza únicos à folia baiana, ou a experiência percussiva do Pracatum, projeto artístico-social liderado pelo embaixador do Turismo Brasileiro da Embratur, Carlinhos Brown. 

Os Estados Unidos são o segundo país que mais envia turistas ao Brasil, atrás apenas da Argentina. Segundo dados da Polícia Federal publicados no Painel de Dados da Embratur, em 2023 foram 668.478 turistas estadunidenses visitando o país, 93,71% deles por via aérea.

Além da musicalidade, os comunicadores irão conhecer as belezas das praias de Salvador, a diversidade da gastronomia baiana, fortemente influenciada pela matriz afro, e atrativos que são patrimônios culturais, como o Museu do Carnaval, a Cidade da Música e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab). 

Desde o início da nova gestão, há um ano, a Embratur teve uma atuação forte nas ações voltadas ao afroturismo. Foram diversas famtours, press trips e acordos com a intenção de resgatar um pouco mais da História do Brasil com destaque para a ancestralidade, valorização da cultura, gastronomia e sabedoria negra, além de geração de emprego e renda para as comunidades negras que atuam no turismo.

Investimento
Nesta quinta-feira (25), durante a Feira Internacional do Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o diretor da área de Turismo do CAF – banco de desenvolvimento da América Latina e Caribe –, Oscar Rueda García, assinaram um acordo para estimular o afroturismo no Brasil, com a promoção de suas características no mercado global. 

O objetivo da cooperação técnica, de US$ 150 mil (cerca de R$ 730 mil, na cotação atual), irá valorizar o protagonismo do empreendedor afro e experiências turísticas que envolvem a celebração da cultura, da história e das vivências da população afrodescendente. 

O acordo assinado prevê ainda a criação de um Mapa de Afroturismo no Brasil, a elaboração de um documento a ser trabalhado junto ao segmento turístico com boas práticas, com ênfase em afroturismo e turismo étnico. Ainda será realizada capacitação sobre o assunto com empreendedores e líderes dos setores público e privado, e também será desenvolvido um Plano Estratégico para a Promoção Internacional do Afroturismo. 

A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, nos conta qual a importância dessa parceria e como será a atuação da Agência nesse segmento no ano de 2024.

Confira o bate-papo!

1 – Começamos o ano de 2024 com uma notícia muito boa para o afroturismo. Uma parceria entre a Embratur e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), assinada na Feira Internacional de Turismo, na Espanha, irá disponibilizar US$ 150 mil para ações em afroturismo. Qual a importância deste investimento?
Tania Neres: O Banco CAF está alinhado com a estratégia da Embratur, com investimento em turismo com diversidade. O afroturismo vem para potencializar os afroempreendedores que movimentam a economia trazendo identidade a uma população majoritariamente negra que, por muitas questões, foi invisibilizada. Dar luz a um turismo de experiência com protagonismo negro é o que queremos, no momento que buscamos mostrar destinos que possam contar histórias que elevem a autoestima desta população e que possamos convidar o mundo para conhecer a herança africana que temos. Essa colaboração estratégica não apenas amplia as capacidades institucionais, mas também ressalta a importância de abordagens integradas e sustentáveis na resolução dos desafios presentes e futuros.

2 – O ano de 2023 foi muito importante para o afroturismo. A Embratur definiu o segmento como eixo prioritário do planejamento de suas atividades. Você pode nos dar uma avaliação breve do último ano nesse segmento?
Tania Neres: Em 2023, foram feitas muitas ações de sensibilização, como apresentar o afroturismo de forma internacional, levando representantes do segmento para Feira em Paris, New York e Londres, produzindo séries – não somente sobre destinos –, mas incluindo profissionais negros como atores de sua própria história e como consumidor. Operadores negros norte-americanos vieram participar de famtour em Recife e Fernando de Noronha, em Pernambuco, para conhecer o Brasil Afro, mas que seja transversal a todas as nossas belezas naturais e gastronômicas. 

3 – Estamos ansiosos para saber qual o planejamento da coordenação para o afroturismo em 2024. Pode nos dar um ‘spoiler’?
Tania Neres: Temos muito trabalho pela frente, como uma press trip no Carnaval de Salvador, mostrando os blocos afros para um grupo de jornalistas dos Estados Unidos. Já em março, vamos realizar uma famtour com operadores de turismo norte-americanos  para trabalhar a internacionalização do afroturismo, além de promover conexões culturais trazendo muitos países para conhecer o que o Brasil pode oferecer juntamente com sol e praia.