PLANEJAMENTO

Conselho Nacional de Turismo aprova meta de 8 milhões de turistas internacionais no Brasil em 2027

Reunião do CNT no Ministério do Turismo contou com a presença da Embratur e aprovou o Plano Nacional de Turismo do quadriênio 2024-2027

Renato Vaz/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo destacou durante a reunião os esforços da Agência para atrair cada vez mais turistas internacionais ao Brasil

30/01/2024 – Na primeira reunião do ano, o Conselho Nacional do Turismo (CNT) revisou e aprovou o Plano Nacional de Turismo do quadriênio 2024-2027. Os conselheiros também referendaram a meta da Embratur de crescimento no número de turistas internacionais no Brasil para chegar a 8 milhões até 2027, com previsão de entrada de divisas de US$ 8,1 bilhões no mesmo ano. A Agência fechou 2023 com, aproximadamente, 6 milhões de turistas internacionais e em breve serão divulgados os dados sobre as divisas. O encontro aconteceu no Ministério do Turismo (MTur) na manhã desta terça-feira (30).

A meta de alcançar a marca de 8 milhões de turistas internacionais em 2027 foi estimada levando em conta uma série de informações, incluindo infraestrutura e o tamanho da malha aérea do Brasil e a conectividade do país. Os conselheiros destacaram que a cifra, que também consta no plano plurianual da Agência, é a que deverá ser levada em conta pela Presidência da República em projetos de lei, por exemplo.

“Quando propomos os 8 milhões, levamos em conta a perspectiva de conectividade. Temos que trabalhar com um cuidado técnico, o que os índices permitem ser possível. A marca de 8 milhões será uma baita vitória. E trabalhamos com o desafio de 10 milhões”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

O desafio de 10 milhões de turistas internacionais em 2027 foi uma proposta feita pelo ministro do Turismo, Celso Sabino. Além de Freixo, a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, e o gerente de Inteligência de Dados da Agência, Fábio Montanheiro, também participaram da reunião.

Jaqueline Gil destacou que a Agência apresentou o plano internacional de marketing ao CNT. “Nós também divulgamos o calendário de promoção internacional do Brasil em 2024 e reafirmamos nosso compromisso de que vamos apresentar, em breve, os resultados da pesquisa de mercado internacional de imagem do Brasil”, lembrou.

A diretora ressaltou, ainda, a importância da revisão das metas de turismo e de entrada de divisas internacionais no país para daqui a três anos. “A entrada de recursos é medida pelo Banco Central e a entrada de turistas estrangeiros, pela Polícia Federal. Foi uma discussão muito rica. O conselho se posicionou favorável à percepção da Embratur de que atingirmos o número de 8 milhões de estrangeiros no país em 2027 é muito bom, e se conseguirmos atingir os 10 milhões, é extraordinário. Mas trabalharemos com o número que a gente entende que é mais próximo das possibilidades do país hoje”, afirmou a diretora.