30/01/2024 – Os estados do Amazonas e da Bahia – incluindo sua capital, Salvador –, além dos municípios de São Sebastião (SP) e Foz do Iguaçu (PR), serão os destinos promovidos pela Embratur durante a feira internacional de turismo Travel & Adventure Show Los Angeles, nos Estados Unidos, nos próximos sábado (3) e domingo (4).
O objetivo será ampliar o conhecimento de turistas estadunidenses sobre o turismo no Brasil e reforçar a imagem do país como destino autêntico com diversidade, sustentabilidade, cultura e natureza. Além disso, a Agência pretende ampliar a participação brasileira no mercado norte-americano, focar no consumo de cruzeiros e fomentar a diversificação de produtos nacionais nas prateleiras.
A feira é a segunda de 2024 em que a Embratur trabalha na promoção internacional do Brasil. Os Estados Unidos são um destino estratégico e, no comparativo entre 2022 e 2023, o número de entrada de turistas internacionais do país da América do Norte cresceu 51,5%. Enquanto em 2022 foram 441.007 entradas, no ano passado a quantidade de americanos que viajaram ao Brasil foi de 668.478, de acordo com dados da Polícia Federal publicados no Portal de Dados da Embratur.
De 22 a 28 de janeiro de 2024, a rota Estados Unidos-Brasil teve 204 voos operados por seis companhias aéreas para aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Pará e Amazonas.
O Brasil também pretende retomar o relacionamento com associações de operadores de turismo e organizações relacionadas ao trade nos EUA para potencializar oportunidades de divulgação internacional de destinos.
“E um dos nossos objetivos em Los Angeles é o trabalho de reposicionamento da Marca Brasil. Continuaremos mostrando para o mundo a identidade do Brasil, que somos um país democrático e comprometido com diversidade, sustentabilidade e turismo responsável”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Atração de turistas
A Embratur levará para a feira 12 parceiros, incluindo as representações institucionais dos estados e cidades anunciadas, operadoras de receptivos e representantes de companhias aéreas e de meios de hospedagem. A Agência também aproveitará a Travel & Adventure Show Los Angeles para se consolidar junto ao trade como fonte de informações e autoridade confiável na atração de turistas internacionais ao Brasil.
A programação do estande contará com ações de relacionamento voltadas para experiências de gastronomia e cultura com cooking shows, degustação de caipirinha e atrações artísticas com reuniões voltadas tanto para fechar negócios entre operadoras brasileiras e estadunidenses quanto para vender produtos para o público final. Haverá ainda uma apresentação da Copa Airlines e sorteio de passagens, sendo um pacote para Manaus (AM) e um para o Rio de Janeiro (RJ).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.