31/01/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu nesta quarta-feira (31) com a diretoria da Air France-KLM na América do Sul. O grupo é o oitavo maior de aviação do mundo e é estratégico para que a Agência amplie as ações no mercado europeu. Só em 2023, a França enviou mais de 187 mil turistas aos destinos brasileiros, ocupando o sexto lugar no ranking de visitantes estrangeiros no Brasil, segundo dados da Polícia Federal divulgados no Portal de Dados da Embratur.
Para 2024, a Embratur pretende firmar um acordo de cooperação com a Air France-KLM a fim de ampliar a conectividade aérea com a França, atraindo novos voos e mais visitantes franceses, movimentando a economia e gerando oportunidades de negócios e emprego.
De acordo com Freixo, uma das prioridades da Agência é trabalhar mais o mercado europeu. “Retomamos o patamar de 2019 e aumentamos a arrecadação, chegamos a 8% do PIB e já vislumbramos uma tendência de crescimento. Queremos trabalhar, ainda mais, o mercado europeu, sobretudo o francês. A ampliação de conectividade de novas rotas é importante para a Embratur. Temos um potencial enorme de crescimento neste mercado com nossos destinos diversos e multiculturais como Salvador ou a Amazônia, por exemplo”, ressaltou.
Marcelo Freixo também antecipou o planejamento das primeiras ações do ano da Embratur em solo francês. “Vamos começar as ações visando as Olimpíadas em Paris, em julho; o Festival de Cinema e a inauguração da Rua Doutor Sócrates, também na capital francesa, em março”, afirmou.
Sustentabilidade
O diretor geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul, Manuel Flahault, acredita que a parceria poderá render bons frutos e afirma que a sustentabilidade será uma prioridade neste novo ciclo.
“Nunca deixamos de voar no Brasil. A ocupação é acima de 91% em todas as rotas. Nós renovamos a parceria com a Gol, na qual 25% dos passageiros brasileiros se conectam com a Air France. Em relação à sustentabilidade, estamos querendo nos tornar a primeira companhia aérea nesse âmbito a implantar o Combustível Sustentável de Aviação (SAF), com redução de CO2, e pretendemos chegar a 10% em 2023. Somos a que mais usa SAF no mundo”, reforçou.
Para a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, a prioridade do Grupo Air France-KLM em reduzir os índices de carbono também é uma meta comum com a Agência.
“A Embratur pretende fortalecer e ampliar, ainda mais, a conectividade aérea no mercado europeu e os valores do ‘Brasil com S’. Em 2024, com a nova gestão, priorizamos a sustentabilidade em nossas ações, como a compensação de carbono nas viagens internacionais”, destacou a diretora.