PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Turismo de Natureza brasileiro é destaque em feira do setor nos Estados Unidos

Participação da Embratur na Travel & Adventure Show, em Los Angeles, fortaleceu a relação com trade estadunidense especializado em Ecoturismo e Turismo de Aventura

Divulgação/Embratur
Coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi palestra na abertura da Travel & Adventure Show em Los Angeles

06/02/2024 – A diversidade e a sustentabilidade dos destinos brasileiros foram destaques durante a feira internacional de turismo Travel & Adventure Show, realizada no sábado (3) e domingo (4), em Los Angeles, nos Estados Unidos. Os estados do Amazonas, de São Paulo e da Bahia, e municípios como Bonito (MS), Foz do Iguaçu (PR) e São Sebastião (SP), foram alguns dos destinos que participaram da Feira com a Embratur.

Na abertura do evento, o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Agência, Leonardo Persi, ministrou uma palestra para cerca de 60 operadores internacionais na qual mostrou a diversidade de destinos encontrados nos seis biomas brasileiros. Além de ser o país com a maior biodiversidade do mundo, o Brasil possui cinco Geoparques Mundiais reconhecidos pela Unesco e 334 Unidades de Conservação Federais. Em 2023, o Brasil foi eleito pela revista Forbes como o melhor país do mundo para o Ecoturismo.

“Como os Estados Unidos são o principal mercado de turistas estrangeiros para o Brasil, tivemos a apresentação sobre os destinos brasileiros e as conexões aéreas entre os países. O evento teve ampla participação de agentes e operadores de turismo que, além do sol e praia, buscam diversificar a oferta aos clientes com os segmentos de ecoturismo e turismo de aventura em alta no Brasil, comprometidos com o turismo responsável e que envolve as comunidades, gerando renda e oportunidades de negócios”, destacou Persi.

A Embratur está trabalhando no reposicionamento da imagem do Brasil como destino turístico de Natureza, mostrando ao mundo a sua diversidade e experiências turísticas autênticas e sustentáveis, e os Estados Unidos são um dos mercados estratégicos. Além disso, a Agência busca retomar o relacionamento com associações de operadores de turismo e organizações relacionadas ao trade estadunidense para potencializar oportunidades de divulgação internacional de destinos brasileiros ricos em diversidade, sustentabilidade, cultura e natureza.

Entre 2022 e 2023, a entrada de turistas norte-americanos no Brasil cresceu 51,5%, passando de 441.007 entradas para 668.478, segundo dados da Polícia Federal publicados no Portal de Dados da Embratur. Aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Pará e Amazonas são os que recebem voos da rota Estados Unidos-Brasil.

Melhor estande
O Brasil também ganhou o prêmio de melhor estande do evento. A programação do estande contou com ações de relacionamento voltadas para experiências de gastronomia e cultura com cooking shows, degustação de caipirinha e atrações artísticas com reuniões voltadas tanto para fechar negócios entre operadoras brasileiras e estadunidenses quanto para vender produtos para o público final.

Sorteio
A Copa Airlines, em parceria com a AmazonasTur, sorteou passagem aérea (com acompanhante) mais pacote com hospedagem em um hotel de Selva e passeios para Novo Airão, Presidente Figueiredo e em cruzeiro fluvial. A ação faz parte do acordo de cooperação entre a Embratur e companhias aéreas para promover diversos destinos nacionais.