MUDANÇA

Embratur anuncia Alexandre Nakagawa como novo gerente MICE

Novo comandante da Gerência de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais tem 18 anos de experiência no setor de viagens e turismo

Divulgação/Embratur
Alexandre Nakagawa atua há mais de 15 anos na Embratur

06/02/24 – A Embratur anunciou nesta segunda-feira (5) uma mudança no comando da Gerência de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais (MICE): Vaniza Schuler solicitou desligamento devido a questões pessoais e retornará para a atividade de consultoria. Para assumir a função, foi promovido o então assessor da Gerência de Mercados Internacionais e Feiras, Alexandre Nakagawa.

Antes de desejar boa sorte ao novo gerente, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, agradeceu os serviços prestados por Vaniza Schuler. “Tínhamos um grande desafio no início de nossa gestão, o de criar uma gerência dedicada ao turismo de negócios e eventos, segmento que entendemos como prioritário na estratégia de redução da sazonalidade e no aumento do ticket médio do turista estrangeiro que visita nosso país. Vaniza montou uma equipe técnica e experiente, e em um ano conseguiu reconectar o Brasil com as principais associações, empresas de incentivos, e realizadores de eventos corporativos no mundo. Por razões pessoais ela precisou encerrar agora esse ciclo. Agradecemos o legado que ela deixou na Embratur, e contamos com sua parceria para seguirmos desenvolvendo o turismo brasileiro”, destacou.

Vaniza agradeceu o apoio e a confiança. “Para mim, foi uma grande oportunidade reestruturar a gerência de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais com uma equipe muito qualificada e dedicada, que está trabalhando para recolocar o Brasil no lugar de destaque nos rankings internacionais de eventos corporativos, feiras e incentivos. Razões pessoais me obrigam hoje a retornar para o Rio Grande do Sul, motivo pelo qual precisei interromper esse ciclo. Agradeço ao presidente Marcelo Freixo, à diretora Jaqueline Gil e a toda equipe, colegas com quem também construí amizade, admiração e respeito”, declarou.

Novo gerente
Sobre o novo responsável pela gerência de MICE, Freixo destacou a experiência de Nakagawa para dar seguimento ao trabalho iniciado por Vaniza. “É um profissional com mais de 15 anos de experiência na Embratur, e aqui já ocupou o cargo de coordenador de segmentos turísticos, que à época era responsável pela promoção do segmento MICE. Nos cargos de gerência que ocupou no Distrito Federal e no Pará, também deixou importante legado de fortalecimento do turismo de eventos e negócios. Nakagawa é reconhecido nacional e internacionalmente por sua grande capacidade técnica e poder de articulação, características fundamentais para um segmento em que precisamos ganhar competitividade internacional”, observou.

Alexandre Nakagawa possui 18 anos de experiência no setor de viagens e turismo. Na Embratur foi responsável pela coordenação dos Escritórios Brasileiros de Turismo no Exterior (Américas e Ásia). Ainda, entre 2017 e 2019, foi coordenador de segmentos turísticos, incluindo o segmento MICE. 

Na Secretaria de Turismo do Distrito Federal, chefiou a unidade de captação e promoção de eventos para a capital federal, sendo responsável pelo reposicionamento da cidade como “Brasília, capital de eventos”. 

Na Secretaria de Turismo do Pará, como gerente de Desenvolvimento de Projetos e Investimentos, foi responsável pela execução do plano de promoção do estado e a captação do Fórum Mundial de Bioeconomia (WCBEF) para a cidade.

“É uma honra dar seguimento ao trabalho de Vaniza, que conseguiu reunir uma equipe focada em resultados e que possui interlocução com o trade do segmento dentro e fora do país. Temos um planejamento muito bem delineado, sabemos onde queremos chegar e como fazê-lo. O Brasil tem experiência com eventos internacionais e uma infraestrutura que melhora a cada ano, nos aeroportos, nos empreendimentos turísticos e no receptivo. E temos destinos deslumbrantes, cultura singular, gastronomia e uma grande diversidade de experiências que fazem do Brasil um dos destinos mais desejados do planeta. É nossa missão ganhar cada vez mais competitividade neste segmento”, afirmou Nakagawa.