16/02/24 – O novo cronograma do Edital de Seleção de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’ foi publicado nesta sexta-feira (16), no site da Embratur. O resultado preliminar, com os 10 projetos escolhidos (5 selecionados e 5 suplentes), será divulgado dia 14 de março. Já o resultado final, com os 5 projetos que receberão apoio da Agência para promover o Brasil como destino turístico internacional, sairá no dia 10 de abril.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o audiovisual é uma forma de promover a imagem e valores do país, contribuindo para atrair mais turistas estrangeiros. “Nós divulgamos o Brasil para os visitantes internacionais, mas é o nosso país que estamos fortalecendo. Essa é uma política que vem ganhando peso e relevância em nossa atuação, colocando o Brasil no roteiro internacional das produções audiovisuais e fortalecendo o desejo por destinos brasileiros”, afirmou Freixo.
Com o Edital de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’, a Embratur quer promover os destinos turísticos brasileiros por meio de produções de curtas-metragens inéditas associadas aos pilares da Marca Brasil e à estratégia de promoção internacional da Agência.
A comissão julgadora, constituída por representantes da Embratur e por especialistas na área, fará a classificação dos 410 projetos inscritos de ficção, animação e documentário. As obras cinematográficas irão apresentar, por meio do audiovisual, destinos nacionais, experiências gastronômicas, musicais, afroturismo, LGBTQ+, entre outros segmentos.
“Este edital é parte de uma estratégia mais ampla da Embratur em fortalecer o turismo audiovisual no país, um dos maiores motivadores de viagem no mundo na pós-pandemia”, destacou o supervisor de Cultura e Gastronomia da Embratur, Christiano Braga.
A Embratur vai apoiar cinco projetos que promovam o país como destino turístico internacional. Cada obra selecionada receberá R$ 60 mil para sair do papel e ir para as telas, totalizando um investimento de R$ 300 mil.
O edital da Embratur ficou aberto por 45 dias e se encerrou em 7 de dezembro de 2023. A Agência recebeu propostas de todas as regiões do Brasil, sendo 19 do Norte, 64 do Nordeste, 17 do Centro-Oeste, 60 da Região Sul e mais 250 do Sudeste. Saiba mais sobre o edital e cronograma em https://audiovisual.embratur.com.br/.