AUDIOVISUAL

Resultado preliminar do Edital de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’ será divulgado em 14 de março

Lista final, com os cinco projetos escolhidos para receber apoio da Embratur, será conhecida no dia 10 de abril
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ao todo, 410 projetos de ficção, animação e documentário se inscreveram em edital da Embratur

16/02/24 – O novo cronograma do Edital de Seleção de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’ foi publicado nesta sexta-feira (16), no site da Embratur. O resultado preliminar, com os 10 projetos escolhidos (5 selecionados e 5 suplentes), será divulgado dia 14 de março. Já o resultado final, com os 5 projetos que receberão apoio da Agência para promover o Brasil como destino turístico internacional, sairá no dia 10 de abril.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o audiovisual é uma forma de promover a imagem e valores do país, contribuindo para atrair mais turistas estrangeiros. “Nós divulgamos o Brasil para os visitantes internacionais, mas é o nosso país que estamos fortalecendo. Essa é uma política que vem ganhando peso e relevância em nossa atuação, colocando o Brasil no roteiro internacional das produções audiovisuais e fortalecendo o desejo por destinos brasileiros”, afirmou Freixo.

Com o Edital de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’, a Embratur quer promover os destinos turísticos brasileiros por meio de produções de curtas-metragens inéditas associadas aos pilares da Marca Brasil e à estratégia de promoção internacional da Agência.

A comissão julgadora, constituída por representantes da Embratur e por especialistas na área, fará a classificação dos 410 projetos inscritos de ficção, animação e documentário. As obras cinematográficas irão apresentar, por meio do audiovisual, destinos nacionais, experiências gastronômicas, musicais, afroturismo, LGBTQ+, entre outros segmentos.

“Este edital é parte de uma estratégia mais ampla da Embratur em fortalecer o turismo audiovisual no país, um dos maiores motivadores de viagem no mundo na pós-pandemia”, destacou o supervisor de Cultura e Gastronomia da Embratur, Christiano Braga.

A Embratur vai apoiar cinco projetos que promovam o país como destino turístico internacional. Cada obra selecionada receberá R$ 60 mil para sair do papel e ir para as telas, totalizando um investimento de R$ 300 mil.

O edital da Embratur ficou aberto por 45 dias e se encerrou em 7 de dezembro de 2023. A Agência recebeu propostas de todas as regiões do Brasil, sendo 19 do Norte, 64 do Nordeste, 17 do Centro-Oeste, 60 da Região Sul e mais 250 do Sudeste. Saiba mais sobre o edital e cronograma em https://audiovisual.embratur.com.br/.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.