AUDIOVISUAL

Resultado preliminar do Edital de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’ será divulgado em 14 de março

Lista final, com os cinco projetos escolhidos para receber apoio da Embratur, será conhecida no dia 10 de abril
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ao todo, 410 projetos de ficção, animação e documentário se inscreveram em edital da Embratur

16/02/24 – O novo cronograma do Edital de Seleção de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’ foi publicado nesta sexta-feira (16), no site da Embratur. O resultado preliminar, com os 10 projetos escolhidos (5 selecionados e 5 suplentes), será divulgado dia 14 de março. Já o resultado final, com os 5 projetos que receberão apoio da Agência para promover o Brasil como destino turístico internacional, sairá no dia 10 de abril.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o audiovisual é uma forma de promover a imagem e valores do país, contribuindo para atrair mais turistas estrangeiros. “Nós divulgamos o Brasil para os visitantes internacionais, mas é o nosso país que estamos fortalecendo. Essa é uma política que vem ganhando peso e relevância em nossa atuação, colocando o Brasil no roteiro internacional das produções audiovisuais e fortalecendo o desejo por destinos brasileiros”, afirmou Freixo.

Com o Edital de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’, a Embratur quer promover os destinos turísticos brasileiros por meio de produções de curtas-metragens inéditas associadas aos pilares da Marca Brasil e à estratégia de promoção internacional da Agência.

A comissão julgadora, constituída por representantes da Embratur e por especialistas na área, fará a classificação dos 410 projetos inscritos de ficção, animação e documentário. As obras cinematográficas irão apresentar, por meio do audiovisual, destinos nacionais, experiências gastronômicas, musicais, afroturismo, LGBTQ+, entre outros segmentos.

“Este edital é parte de uma estratégia mais ampla da Embratur em fortalecer o turismo audiovisual no país, um dos maiores motivadores de viagem no mundo na pós-pandemia”, destacou o supervisor de Cultura e Gastronomia da Embratur, Christiano Braga.

A Embratur vai apoiar cinco projetos que promovam o país como destino turístico internacional. Cada obra selecionada receberá R$ 60 mil para sair do papel e ir para as telas, totalizando um investimento de R$ 300 mil.

O edital da Embratur ficou aberto por 45 dias e se encerrou em 7 de dezembro de 2023. A Agência recebeu propostas de todas as regiões do Brasil, sendo 19 do Norte, 64 do Nordeste, 17 do Centro-Oeste, 60 da Região Sul e mais 250 do Sudeste. Saiba mais sobre o edital e cronograma em https://audiovisual.embratur.com.br/.