NOVOS VOOS

Novo voo direto ligando Salvador (BA) a Santiago, no Chile, é fruto de parceria entre a Embratur e a SKY Airline

A partir de julho, capital chilena passará a ter duas novas frequências semanais em voos para a capital baiana, que devem transportar 2.500 passageiros por mês
SKY Airline / Divulgação
Nova rota direta da SKY, entre Santiago e Salvador, começa a operar no início de julho

19/02/24 – Um dos principais destinos turísticos do Brasil, a Bahia vai passar a receber mais visitantes chilenos a partir do início do segundo semestre. Isso porque a SKY Airline anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (19), uma nova conexão direta entre Santiago, capital do Chile, e a capital dos baianos, Salvador. A novidade é fruto de parceria firmada entre a Embratur e a low cost chilena que prevê, entre diversos pontos, a ampliação da malha aérea internacional com destino ao Brasil.

“É o resultado de uma parceria da Embratur com a SKY, que garante o novo enquanto nós investimos em promoção, mostrando para os chilenos as belezas e potencialidades da Bahia e garantindo demanda de estrangeiros que sustentem a manutenção da rota”, explica Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “A Bahia é símbolo da diversidade de atrativos que queremos apresentar ao mundo: tem praias paradisíacas, resorts de luxo e muito sol ao longo do ano, mas também tem turismo de aventura e natureza com a Chapada Diamantina, tem muita cultura e gastronomia”, completou.

O primeiro voo direto será no dia 1º de julho (segunda-feira) e parte do Aeroporto Internacional de Santiago, às 6h (horário local), para Salvador, com chegada prevista para 12h30 (horário de Brasília). Serão duas frequências semanais diretas com destino à Bahia, às segundas e sextas, e duração de aproximadamente cinco horas e meia para chegar ao destino. Inicialmente, as partidas de Salvador serão às segundas e sextas-feiras, às 13h30, com pouso previsto para 18h40 no horário local da capital chilena. 

A viagem – ida e volta, com taxas inclusas – entre Salvador e Santiago custará a partir de R$ 1.736. A venda de passagens já está disponível no site www.skyairline.com e no aplicativo da SKY Airline. 

A nova operação representa um reforço na rota entre Santiago e Salvador, de onde a SKY já voa para Montevidéu, no Uruguai, e, de lá, para a capital do Chile – o trajeto com uma parada, segundo a companhia, tem representado “excelentes resultados”, e atualmente conta com três frequências semanais.

Com a nova conexão direta entre a Bahia e o Chile, a projeção é de que a companhia passe a transportar mais 2.500 passageiros por mês entre os destinos. No ano passado, o Chile retornou ao patamar pré-pandemia registrado em 2018 como terceiro maior mercado emissor de turistas para o país, com 458.576 chegadas nos destinos brasileiros. O número é o maior da série histórica e recoloca o país andino no pódio dos principais emissores de turistas, desbancando o Paraguai e ficando atrás apenas de Argentina (a líder) e Estados Unidos.

Os novos voos para Santiago também serão uma oportunidade para os brasileiros conhecerem a neve, as famosas vinícolas ou as praias do pacífico, por exemplo. Além de capital, Santiago é o centro financeiro, cultural e gastronômico do país. Sua localização geográfica é privilegiada pela proximidade de renomadas estações de esqui (50 minutos da cidade) e das praias da região de Valparaíso (90 minutos), onde se destaca Viña del Mar, entre outras atrações.

Segundo o gerente de vendas da SKY, Jaime Fernandez, a  chegada dessa nova rota direta entre Salvador e Santiago torna a empresa a única companhia aérea com essa opção disponível, permitindo um maior intercâmbio de passageiros entre o Brasil e o Chile. “Graças a ela, continuamos a aumentar a conectividade a partir de Salvador, de onde já voamos para Montevidéu, no Uruguai. Com isso, reafirmamos nosso compromisso com a região, fortalecendo nossa rede de conectividade internacional”, declarou.

No último dia 8 de fevereiro, a Embratur e a SKY Airline firmaram um novo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que prevê, entre diversos pontos, que a companhia aérea e a Agência compartilhem dados e trabalhem conjuntamente em ações para ampliar ainda mais a conectividade entre o Brasil e a América do Sul, com lançamento de novas rotas e aumento da frequência de rotas existentes. 

Sobre a SKY Airline
A SKY é uma companhia aérea chilena de baixo custo com 22 anos de história. Está presente em 9 países das Américas, graças às operações domésticas e internacionais de suas subsidiárias no Chile e no Peru, com as quais transportou mais de 55 milhões de passageiros até o momento.

Possui uma frota de aeronaves Airbus A320 e A321. As aeronaves com tecnologia NEO da SKY permitem que a SKY gere eficiência de combustível, reduzindo a intensidade das emissões da empresa. Em 2024, foi reconhecida como a segunda mais nova companhia aérea da América do Sul pela CH-Aviation, a plataforma de inteligência do setor aéreo.

Além disso, em 2023, ganhou o Prêmio Nacional de Satisfação do Cliente no Chile, na categoria Companhia Aérea.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.