PLANEJAMENTO

Presidente da Embratur e representantes do Fornatur discutem trabalho conjunto para 2024

Marcelo Freixo e integrantes do fórum se reuniram para debater ações da Agência com os estados a fim de promover o Brasil em feiras e eventos internacionais de turismo

Renato Vaz/Embratur
Reunião entre Embratur com representantes do Fornatur ocorreu na sede da Agência, em Brasília

22/02/2024 – Um grupo de representantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) esteve na Embratur, nesta quarta-feira (21), para debater ações estaduais de promoção internacional de destinos, em conjunto com a Agência. A ideia dos secretários presentes é que, com orientação e parceria da Embratur, as unidades federativas possam participar de feiras e eventos internacionais de forma mais eficiente e econômica segundo cada mercado.

Durante o encontro, a Embratur apresentou a programação para o ano de 2024, incluindo agenda de feiras e outros eventos, planejamentos para o Portal de Dados da Embratur e uma série de planos de marketing promocionais direcionados para cada estado e também para o país como um todo. 

A reunião aconteceu a pedido do Fornatur, após uma provocação de secretários de turismo estaduais durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, interessados em um trabalho mais próximo da Agência durante as feiras internacionais.

Participaram do encontro, pela Embratur, ainda, a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, e o diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd. Do Fornatur, estiveram presentes a vice-presidente do fórum e secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Araújo Portela; o vice-presidente da região Centro-Oeste, Cristiano Araújo; o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling; a superintendente de Planejamento e Gestão Estratégica da Setur de Alagoas, Selefe Gomes da Silva, além da representante da Setur do Rio de Janeiro, Ana Cazelato.

Em uma de suas falas, Freixo destacou a importância do aperfeiçoamento dos trabalhos da Embratur junto aos estados, mas lembrou que as regiões têm autonomia nas decisões. “A Embratur só pode comemorar se os estados comemorarem. Cabe pensar com antecedência para orientar, para dizer qual feira [internacional] é melhor para qual estado. Mas é uma orientação. E quem for participar, podemos pensar em agendas, dinâmicas, ações envolvendo as secretarias e decidir junto a mensagem para cada evento”, propôs.

Aproximação
Solange Portela disse que a reunião alcançou o objetivo. “Foi um momento oportuno que vem da demanda de um grupo de secretários pelo Fornatur, lá em Madri, para que tivéssemos esse momento mais próximo da Embratur. Para termos mais claro como a gente pode melhor definir as estratégias de promoção e de mercados emissores. É importante estarmos nas feiras internacionais, mas, em determinados mercados, quais são os estados mais oportunos estar naquele momento com a Embratur?”, exemplificou.

“Estamos cientes que sempre que temos reunião do Fornatur, a Embratur está presente. Sempre que convidamos. Quais são as estratégias que podemos desenhar em conjunto para que possamos incrementar esse fluxo internacional para o país? A gente sabe que com a nossa diversidade, cada estado tem uma demanda e é mais oportuno estar em determinados eventos e feiras e ações promocionais. O objetivo foi esse e achamos bastante receptivo. A ideia é a gente levar o resultado dessa reunião para o Fornatur”, acrescentou.

Integração
Bruno Wendling ressaltou a abertura da Embratur para a construção conjunta da divulgação internacional do Brasil e seus destinos. “A aproximação com a Embratur, desde quando o Freixo assumiu, e a Jaque [Gil] também, foi total. O Freixo, desde o início, recebeu muito bem o Fornatur. O que tínhamos que avançar era na construção de fato, nas ações de integração da estratégia entre os estados e a Embratur. Especialmente nas feiras, que é onde a gente materializa a estratégia de promoção internacional”, afirmou.

“Entendo que a gente conseguiu avançar nessa escuta, no entendimento da Embratur de calibrar essa construção pré-feira, durante a feira e, também, em outras ações, como a gente constrói a imagem do Brasil a partir do que os estados têm desenhado. A Embratur, também, como órgão oficial, levar inteligência de mercado a favor dos estados, que podem estar um pouco perdidos em termos de promoção internacional, então, pra mim, foi muito positivo estar aqui hoje”, completou.