PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Roadshow Visit Brasil: Argentina, país estratégico para o turismo brasileiro, recebe ação da Embratur

Mercado argentino é um dos prioritários para Agência, que levou a Buenos Aires outras opções do segmento de sol e praia; evento percorre mais quatro cidades sul-americanas

Divulgação/Embratur
Embratur ajudou a promover 11 destinos nacionais durante evento na capital argentina

23/02/24 – A capital argentina Buenos Aires foi a segunda a receber o Roadshow Visit Brasil, na última terça-feira (20). A iniciativa, que tem a parceria do Sebrae, irá percorrer ainda outras três metrópoles da América do Sul até o dia 27 de fevereiro: Santiago (Chile), Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia). No evento, que já passou por Montevidéu (Uruguai), os operadores de turismo poderão explorar e descobrir a variedade de destinos e experiências que o Brasil tem a oferecer. 

Em cada uma das cinco cidades, a Embratur irá atuar com atores distintos dos trades locais. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Roadshow Visit Brasil tem o objetivo de fortalecer a presença e a imagem do Brasil como um destino turístico atrativo para os sul-americanos, além de estabelecer e consolidar parcerias estratégicas que irão beneficiar a promoção e o fluxo de turistas para o país.

“Nossos vizinhos da América do Sul, pela proximidade geográfica e cultural, são quem têm maior facilidade para acessar a diversidade dos nossos destinos. Por isso, estamos trabalhando muito para ampliar a conectividade aérea e fortalecer as rotas terrestres, trazendo esses turistas para desfrutar tudo que o Brasil tem de bom para oferecer”, observou Freixo.

Na Argentina, segundo o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais, Alexandre Nakagawa, a proposta foi oferecer outros destinos, além do sol e praia – mesmo sendo os preferidos dos visitantes argentinos.

“O segmento sol e praia representa 68% do interesse dos turistas argentinos. A nossa proposta para 2024 é destacar esse segmento consolidado, mas também diversificar, apresentando experiências de destinos de natureza e cultura”, explicou. 

“No roadshow contamos com a presença de 11 destinos nacionais que reforçam a nossa imagem de excelente destino de sol e praia, com destaque para as regiões Sul, Sudeste e Nordeste brasileiras, mas que também oferecem uma rica oferta gastronômica, cultural e natural. Temos boas opções nos estados do Ceará, São Paulo, Goiás, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraná, em cidades como Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Foz do Iguaçu ou São Luís”, acrescentou Nakagawa.

A secretária-adjunta de Turismo de Alagoas, Marília Herman, esteve no Roadshow Visit Brasil apresentando o estado alagoano e comemorou a oportunidade de apresentar novos atrativos do destino nordestino. “É muito importante Alagoas participar dessa ação promovida pela Embratur. Além de sol e mar, o estado alagoano traz uma gastronomia diferenciada, cultura e história para todo o pessoal da América Latina”, contou. 

Em 2023, segundo o Portal de Dados da Embratur, foram 1,8 milhão de visitantes argentinos nos destinos brasileiros. O número representa um aumento de 82% em relação a 2022 e uma recuperação significativa ao nível pré-pandemia. A projeção, de acordo com a GlobalData, é que o Brasil receba 2,17 milhões de turistas da Argentina em 2024. 

Descubra Brasil
Em Buenos Aires, a delegação da Embratur também realizou uma agenda estratégica para reativação e planejamento de ações com os comitês Descubra Brasil dos países.

Os comitês Descubra Brasil são organizados pela Embratur em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e reúnem os setores público e privado com o objetivo de promover os destinos turísticos brasileiros nos países da América Latina. Os trabalhos dos comitês de cada país são coordenados com as estratégias da Embratur e contam com a participação de operadores de turismo, agências de viagens, hotéis e companhias aéreas que comercializam destinos brasileiros.

Ainda focando no mercado argentino, a Embratur e o Sebrae promoveram, durante o Carnaval deste ano, uma press trip com jornalistas da Argentina e do Chile (terceiro mercado emissor) em Belo Horizonte (MG). Foram esses também os mercados-alvo na press trip realizada em julho, quando outro grupo de jornalistas argentinos e chilenos teve a oportunidade de conhecer, explorar e divulgar as belezas naturais e a cultura em destinos de ecoturismo do Cerrado mato-grossensse. Atualmente, outra press trip está em andamento, agora envolvendo apenas comunicadores argentinos, no estado de Alagoas, onde estão conhecendo os atrativos de Maceió (AL) e região.

Destino: América do Sul
A Argentina – que é o principal emissor para o Brasil, à frente dos Estados Unidos, segundo colocado – e toda a América do Sul são mercados importantes para o Brasil. Só em 2023, foram pelo menos 3.492.304 de turistas sul-americanos, o que representa 59% do total de estrangeiros viajando para o país no mesmo ano (5.908.341 de visitantes). Esses turistas contam com 2.768 voos para cá, operados por 17 companhias aéreas.

Promovido pela Embratur e pelo Sebrae, o Roadshow Visit Brasil conta com o apoio institucional do Ministério do Turismo, Ministério das Relações Exteriores e representações diplomáticas no exterior, além da LATAM Airlines.

Confira as demais datas do Roadshow Visit Brasil:
– Santiago, Chile: 22 de fevereiro
– Lima, Peru: 26 de fevereiro
– Bogotá, Colômbia: 27 de fevereiro.