PREMIAÇÃO INTERNACIONAL

Travellers’ Choice: Brasil tem as três melhores praias da América do Sul; Embratur recebe premiação durante ação na Colômbia

No Roadshow Visit Brasil, em Bogotá, TripAdvisor também reconhecerá o país em três categorias globais: Destino Gastronômico, de Natureza e de Lua de Mel
Tomaz Silva/Agência Brasil
Ipanema, no Rio de Janeiro, foi eleita em votação do TripAdvisor como a Melhor Praia da América do Sul e a 17ª do mundo

27/02/24 – Na semana mais agitada do ano, com a realização do Roadshow Visit Brasil em cinco cidades sul-americanas, a Embratur e o TripAdvisor, maior plataforma de consulta de viagens global, se encontram em Bogotá, na Colômbia, para celebrar os resultados do Brasil na votação feita durante todo o ano passado. 

A prestigiada votação do Prêmio Travellers’ Choice – Os melhores dos melhores de 2024, feita junto aos usuários da plataforma online, elencou vários destinos brasileiros nesta edição, com destaque para a lista de Melhores Praias da América do Sul, que teve o pódio todo preenchido pelo Brasil. No Top 10, cinco são brasileiras. 

Os turistas elegeram a Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, como a Melhor Praia da América do Sul e a 17ª do mundo. A Praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas (PE), e a Baía dos Golfinhos, que fica na Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), ocupa a quinta posição, e a Praia do Espelho, em Trancoso (BA), foi considerada a nona melhor sul-americana. 

Além do reconhecimento de melhores praias da América do Sul, o TripAdvisor irá condecorar, na ação da Embratur em Bogotá, outros três de destinos nacionais: São Paulo (SP) na 24ª posição do Top 25 de Melhor Destino Gastronômico do mundo; Natal (RN) no 20º lugar no Top 25 global de Destinos de Natureza e, por fim, Gramado (RS) na 12ª colocação entre os 25 melhores Destinos de Lua de Mel do planeta. 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, as praias do Brasil atraem turistas do mundo inteiro não só pela beleza natural, mas pelo que envolve o destino turístico. “Nós temos mais de 8 mil quilômetros de costa, com praias exuberantes, que são descobertas e redescobertas pelos turistas internacionais. Não são só as praias que ganham prêmios, mas também a nossa gastronomia, nossa cultura, história, esportes… De praias urbanas como Ipanema a selvagens como as da Baía do Sancho, em Noronha. E ainda estamos na lista dos 25 melhores destinos de natureza no mundo e entre os melhores destinos de lua de mel do mundo. O Brasil é realmente um destino único, diverso como poucos, e nossa missão é fazer com que essas qualidades sejam cada vez mais conhecidas e reconhecidas ao redor do planeta”, reforçou. 

O ranking anual do TripAdvisor é feito a partir de avaliações de viajantes de todo o mundo durante 12 meses. Além das cinco praias brasileiras, o Top 10 ainda conta com três praias da Argentina, uma da Colômbia e outra do Equador (veja lista mais abaixo).

Sobre o Roadshow Visit Brasil
Promovido pela Embratur e pelo Sebrae, o Roadshow Visit Brasil conta com o apoio institucional do Ministério do Turismo, Ministério das Relações Exteriores e representações diplomáticas no exterior, além da LATAM Airlines.

Onze destinos brasileiros participam junto com a Embratur do Roadshow. Estados como Ceará, São Paulo, Goiás, Belo Horizonte, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraná e municípios como Salvador, Foz do Iguaçu e São Luís estão apresentando o que têm de melhor a oferecer aos turistas sul-americanos.

A Embratur percorre cinco cidades da América do Sul, entre os dias 19 e 27 de fevereiro. Em Montevidéu, Buenos Aires, Santiago, Lima e Bogotá, os operadores de turismo do Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia estão podendo explorar e descobrir a variedade de destinos e experiências que o Brasil tem a oferecer.

Cerca de 500 membros do trade sul-americano estiveram presentes nas ações do Roadshow Visit Brasil nas cinco cidades.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o objetivo da iniciativa é fortalecer a presença e a imagem do Brasil como um destino turístico atrativo para os nossos vizinhos, além de estabelecer e consolidar parcerias estratégicas que irão beneficiar a promoção e o fluxo de turistas para o país.

“Nossos vizinhos da América do Sul, pela proximidade geográfica e cultural, são quem têm maior facilidade para acessar a diversidade dos nossos destinos. Por isso, estamos trabalhando muito para ampliar a conectividade aérea e fortalecer as rotas terrestres, trazendo esses turistas para desfrutar tudo que o Brasil tem de bom para oferecer”, observou Freixo.

A América do Sul é um dos mercados mais importantes para o Brasil. Só em 2023, recebemos 3.492.304 de turistas do continente, o que representa 59% do total de estrangeiros viajando para o país no mesmo ano (5.908.341 de visitantes). Esses turistas contam com 2.768 voos para cá, operados por 17 companhias aéreas.

Confira a lista completa de melhores praias da América do Sul no Travellers’ Choice 2024, do TripAdvisor: https://www.tripadvisor.com.br/TravelersChoice-Beaches-cSouthAmerica-g13#filters-area

01. Praia de Ipanema – Rio de Janeiro, Brasil

02. Praia de Muro Alto – Porto de Galinhas, Brasil

03. Baía dos Golfinhos – Praia da Pipa, Brasil

04. Playa La Cantera – Puerto Madryn, Argentina

05. Baía do Sancho – Fernando de Noronha, Brasil

06. Playa El Doradillo – Puerto Madryn, Argentina

07. Galapagos Beach at Tortuga Bay – Santa Cruz, Equador

08. Playa de San Luis – Ilha de San Andrés, Colômbia

09. Praia do Espelho – Trancoso, Brasil

10. Playa Quila Quina – San Martin de los Andes, Argentina.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.