MEDIDA PROVISÓRIA
Presidente da Embratur comemora MP que autoriza Agência a ser contratada pelo poder público: “Conquista importante”
Medida provisória abre caminho para que União, estados e prefeituras contratem a Embratur, sem licitação, para a divulgação internacional de produtos e serviços turísticos
28/02/2024 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira (27), a Medida Provisória (MP) nº 1.207 que autoriza órgãos e entidades da administração pública a contratarem a Embratur, sem necessidade de licitação, com o objetivo de promover e apoiar a comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil no exterior. A legislação já permitia que a Agência firmasse contratos com entidades privadas com os mesmos objetivos.
O texto, publicado nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU), abre caminho ainda para que a União, estados e prefeituras contratem a Embratur para a realização e preparação logística de grandes eventos de importância internacional.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “essa é uma conquista importante para o turismo brasileiro”. “A MP permitirá que a Embratur seja ainda mais parceira dos destinos em projetos estratégicos, como por exemplo na atração e promoção internacional de novos voos. Somos uma agência sem fim lucrativo e temos experiência de promoção internacional, inteligência de dados, e conexão com os principais operadores dos mercados estratégicos, e todo esse ativo está a serviço do desenvolvimento do turismo brasileiro”, comemorou.
A medida provisória também permite que a Agência volte a receber verbas do Orçamento da União através do contrato de gestão assinado entre Embratur e o Ministério do Turismo (MTur). Essa possibilidade havia sido extinta em 2020, quando o órgão deixou de ser autarquia federal e foi transformado em agência com status de serviço social autônomo.
O ministro Celso Sabino, do Turismo, também comemorou a nova MP. “A publicação desta medida provisória é uma vitória para todo o setor de viagens do Brasil, que contará com uma agência de promoção internacional com recursos para desempenhar sua atividade principal de divulgação externa do Brasil, contribuindo, assim, para a atração de cada vez mais estrangeiros e, consequentemente, ampliar a entrada de divisas em nosso país. Queremos chegar aos dois dígitos de visitantes internacionais até 2027, e ter uma Embratur forte financeiramente e menos burocrática em sua atuação serão fatores decisivos para alcançar esta meta”, declarou.
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