ECOTURISMO

BTL: Embratur e Governo do Rio Grande do Norte anunciam fórum de geoparques durante feira de turismo em Lisboa

Encontro de geoparques da Unesco em países de língua portuguesa acontecerá no município de Curral Novo (RN), em junho, com cientistas de várias partes do mundo
Renato Vaz/Embratur
A governadora potiguar Fátima Bezerra em reunião com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante a BTL em Lisboa

01/03/2024 – A Embratur e o Governo do Rio Grande do Norte anunciaram, nesta quinta-feira (29), durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), feira do setor que acontece na capital portuguesa, o 1º Fórum de Geoparques da Unesco de Língua Portuguesa. O evento vai acontecer no Seridó Geoparque Mundial da Unesco, entre os dias 25 e 28 de junho de 2024, na cidade de Currais Novos (RN).

Especialistas do Brasil, de Portugal e de outros países lusófonos vão se reunir para discutir e dividir práticas, conhecimentos científicos e desenvolver uma forma sustentável de viabilizar os parques através do turismo. A solenidade aconteceu no estande do Brasil, a convite da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

O Brasil tem cinco Geoparques integrados à rede da Unesco e outras regiões na fila para aprovação do título. O coordenador científico do Geoparque de Seridó, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Marcos Nascimento, participou do anúncio. Ele destacou que o parque em questão abrange seis municípios potiguares e ganhou o título em 13 de abril de 2022. “O projeto começou em 19 de abril de 2010 e isso é a concretização dos esforços”, disse.

“Não seria possível se a gente não tivesse um trabalho pautado no patrimônio geológico de relevância internacional que nós temos no território. Soma a isso a sustentabilidade e o patrimônio cultural do povo do Seridó, que tem na gastronomia, na arte rupestre, no seu dia a dia, uma riqueza que só conhece quem está lá. Isso foi feito com uma gestão dentro do consórcio público que uniu seis municípios”, destacou o professor.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que irá a Currais Novos durante o fórum. “A gente na Embratur tem todo compromisso com a questão do geoparque, é o que a gente defende, é a maneira de a gente fazer um turismo com diálogo com sustentabilidade e responsabilidade. O Brasil ganhou, em agosto do ano passado, em uma publicação na Forbes, o título de principal destino de ecoturismo do mundo. Ficamos na frente do México. Isso é muito importante”, declarou.

“É o Brasil que voltou. Como diz o presidente Lula, o Brasil da responsabilidade climática, que busca uma maneira, um modo de desenvolvimento que seja compatível com o século 21. O turismo pode ser, no século 21, o grande gerador de emprego e renda e motor de desenvolvimento compatível com os desafios que o mundo nos coloca. Hoje no Brasil a gente tem cinco geoparques oficializados, mas vários outros estão na fila. Em breve, em março, pode ser oficializado mais um, e a gente quer que isso cresça. Estarei em Currais Novos”, comprometeu-se.

Descarbonização
A governadora Fátima Bezerra agradeceu o apoio da Embratur e de Freixo, e o trabalho da UFRN. “Estamos aqui para dizer o quanto estamos ansiosos e ansiosas para acolher todos os geoparques de Portugal e de outros países de língua portuguesa em junho, no Seridó, em Currais Novos”, ressaltou.

“Temos que ter compromisso com a descarbonização do planeta, de um mundo mais sustentável, e essa agenda dos geoparques se insere nesse contexto. É o turismo ecológico, de aventura, histórico, diversificando a pauta do turismo brasileiro, agregando valor. O Brasil vem fazendo um esforço muito grande, não só cuidando da Amazônia, vem olhando para os seus outros biomas, da caatinga e outros, e avançando nas energias renováveis”, acrescentou a governadora.

Visita técnica
A secretária de turismo do Estado, Solange Portela, também participou do evento. Em sua fala, ela destacou que “no fórum, todos os participantes terão a oportunidade de falar sobre suas expertises” e comemorou a confirmação da participação no encontro da Embratur, Ministério do Turismo e embaixadas. “E teremos uma visita técnica nos principais geossítios que compõem o geoparque Seridó”, revelou.

“É muito gratificante estarmos aqui falando do lançamento oficial do 1º Fórum dos Geoparques da Língua Portuguesa que vamos realizar no Seridó. Contamos com a presença e a participação dos cinco geoparques de Portugal e os outros cinco do Brasil juntos, para que possamos iniciar essa troca de experiências de uma maneira mais dinâmica e ativa. Será o primeiro e esperamos que, ao fim, a gente já possa lançar o segundo e quais geoparques vão se candidatar”, torceu.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.