FEIRA INTERNACIONAL DE BERLIM

ITB: Na Alemanha, Embratur convida comunidade LGBT+ para conhecer o “Brasil da diversidade”

Agência é apoiadora oficial do estande de Diversidade na Feira Internacional de Berlim, onde presidente Marcelo Freixo falou sobre atrativos para turistas LGBTQIAPN+
Renato Vaz/Embratur
“O país que espera todos de braços abertos”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante a ITB, em Berlim

05/03/2024 – A equipe da Embratur apresentou, nesta terça-feira (5), em auditório da Feira Internacional de Berlim (ITB), na Alemanha, o Brasil como um país que respeita a diversidade de gênero e tem avançado em políticas de combate à homofobia, portanto, um destino agradável e seguro para o turista estrangeiro. 

“Somos o Brasil do diálogo e da diversidade. Convidamos toda a comunidade LGBTQIAPN+ para que visite o Brasil não apenas em paradas, momentos e destinos específicos, mas em todos os momentos, em cada destino de nosso país”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “Como diz o presidente Lula, o Brasil voltou, o país que espera todos de braços abertos. Aqui só não admitimos qualquer forma de turismo que viole os direitos humanos”, completou.

A Embratur foi apoiadora oficial do estande de Diversidade da feira, e teve a oportunidade de apresentar os atrativos do país, para além dos eventos estabelecidos no calendário internacional, como as paradas do orgulho em São Paulo e Rio de Janeiro, além do Carnaval nas principais cidades.

“Rio de Janeiro não é só sol e praia, mas também cultura, afroturismo, ecoturismo e muitas outras atividades. A Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, por exemplo, é um destino conhecido pela beleza exuberante de suas praias, um destino green destination, com grande sustentabilidade ambiental. Temos também o Pantanal como possibilidade de turismo de aventura e natureza”, listou Mateus José Alves Pinto, da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional.

Conforme destacou a coordenadora de Eventos Internacionais da Embratur, Marjorie Mynssen, a atual gestão da Agência criou uma coordenação de Diversidade e instituiu um comitê interno para tratar da pauta. A estratégia faz parte da política ESG. Atualmente, lembrou Marjorie, a Embratur possui parceria com a IGLTA e o Brasil é o país com maior número de DMCs (Destination Management Company) e hotéis que são membros da associação, o que demonstra o nível de comprometimento dos setores público e privado em receber bem o turista LGBT+. 

Marjorie salientou ainda o resultado da pesquisa da consultoria Berkshire Hathaway Travel Protection. “O Brasil é o 15º país mais seguro do mundo para turismo, e esse número é importante para nós, sinaliza para o mundo nosso compromisso em receber bem quem nos visita”, concluiu.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.