05/03/2024 – Os operadores de turismo que visitaram o estande do Brasil no primeiro dia da Feira Internacional de Berlim (ITB), na Alemanha, foram presenteados com uma muda de coral marinho. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, entregou pessoalmente o “brinde” aos principais líderes do turismo do país, como Andreas Gross, presidente da ARGE Latin Amerika (Associação de Operadores de Turismo Especializados na América Latina), e Nobert Fiebig, presidente da DRV (Associação Alemã da Indústria de Viagens).
Em vez de um pedaço da estrutura geológica, foi entregue um certificado, que garante ao portador o acompanhamento, em tempo real pela internet, do desenvolvimento da muda até o processo de transplantação para as praias de Porto de Galinhas (PE). A ação faz parte da estratégia da Agência de promoção dos destinos que possuem projetos de turismo regenerativo. A proposta é permitir que o turista que vem conhecer nossas praias e natureza também conheçam e participem de ações de restauração da fauna e flora em todo o país.
“Temos parcerias importantes que serão estabelecidas nesta feira com foco na sustentabilidade, na comercialização de pacotes para destinos onde o turismo é responsável, que estão preparados para receber o turista alemão que é ambientalmente engajado. Essa ação é um convite: venha viver essa experiência incrível que é conhecer o Brasil, nossa natureza e nossa cultura, e contribuir na construção de um mundo melhor”, destacou Freixo.
Para Andreas, a ação está alinhada com a atual demanda do mercado alemão de destinos que valorizam a sustentabilidade. “É o caminho correto de promoção do Brasil. Muito bom porque promove uma perspectiva de futuro, de um Brasil em que podemos confiar que atua na proteção da natureza”, disse.
A ação na ITB é realizada em parceria com o Sebrae, a Latam Airlines e a Prefeitura do Recife. Todos os novos tutores de corais no Brasil vão concorrer à premiação que será sorteada no final da feira: dois pacotes completos para conhecer o projeto desenvolvido pela ONG Biofábrica de Corais de perto.
Brasil na vitrine
Durante a ITB, a Embratur e a ARGE Latin Amerika definiram um plano de trabalho conjunto para ampliar a comercialização de pacotes de viagem com destino ao Brasil. A estratégia contará com ações de qualificação dos agentes de viagem na Alemanha, com workshops e webinários, além de famtours com as operadoras alemãs.
Conforme destacou Andreas Gross, presidente da ARGE Latin Amerika, em 2023 a venda de pacotes por agências de viagem na Alemanha movimentou 50 bilhões de euros. “A pessoa mais importante é o vendedor. Vamos atuar para capacitá-lo, para que conheça o Brasil para além do Cristo Redentor e do samba. O Brasil tem uma culinária fantástica e uma diversidade musical que talvez só os Estados Unidos tenha”, disse.
A Embratur retomou, em 2023, a filiação à ARGE Latin Amerika após seis anos afastado da entidade. “Nossa estratégia é colocar o Brasil na prateleira das principais operadoras da Alemanha, e essa parceria com a ARGE é fundamental, pois eles conhecem com profundidade todos os desafios que temos para dialogar com esse mercado. A mudança de governo no Brasil e os primeiros resultados positivos na política ambiental repercutem na retomada do interesse em conhecer o Brasil. Agora vamos garantir que esse interesse se torne realização, compra de pacotes”, completou Marcelo Freixo.
Parceria com a Latam
O lançamento da ação de turismo regenerativo com a adoção de corais em Pernambuco foi realizado no palco do estande Brasil. A Embratur e a companhia aérea Latam Airlines possuem um Acordo de Cooperação Técnica que prevê a realização de ações conjuntas na promoção de turismo sustentável.
A gerente de Sustentabilidade da Latam, Lígia Sato, apresentou o planejamento ESG da Latam, com ações que vão desde o planejamento para que a aérea neutralize 100% do carbono emitido nos voos até 2050, como o apoio a iniciativas de economia circular, respeito aos direitos das mulheres e estímulo ao turismo sustentável economicamente, socialmente e ambientalmente. “Quando a gente fala de turismo, fala de sustentabilidade: os dois temas são inseparáveis. É nossa missão, ao lado da Embratur, ajudar a desenvolver a sustentabilidade em nossos destinos turísticos”, disse.
A diretora de Mercados Internacionais e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, também falou sobre a estratégia ESG da Agência, inaugurada em 2023, que hoje já neutraliza a emissão de carbono das ações de promoção internacional, como press trips e famtours. A Embratur também é signatária da Declaração de Glasgow e atua para disseminar no Brasil boas práticas de sustentabilidade no setor privado. “Essa é uma pauta que atravessa todas as nossas ações da Embratur, seja na promoção internacional, nas nossas atividades internas, como no nosso relacionamento com o trade turístico nacional”, disse.