PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Roadshow Visit Brasil: Colômbia encerra evento que promoveu destinos brasileiros na América do Sul

Parceria entre a Embratur e o Sebrae percorreu cinco metrópoles sul-americanas levando a diversidade brasileira ao trade junto com onze destinos nacionais

Divulgação/Embratur
A capital colombiana Bogotá foi a quinta e última cidade sul-americana a receber o Roadshow Visit Brasil

05/03/24 – Mais de 90 participantes, entre agentes e operadores de turismo, participaram do último Roadshow Visit Brasil na América do Sul. O evento, parceria entre a Embratur e o Sebrae, aconteceu no Instituto de Cultura Brasil Colômbia (Ibraco), em Bogotá. 

Além do destino sol e praia, a Embratur levou a variedade e diversidade da cultura e gastronomia brasileiras na promoção do Brasil na capital colombiana. Segundo o Portal de Dados da Agência, a Colômbia enviou 118.163 turistas para o Brasil em 2023. Na ocasião, os destinos que os visitantes colombianos mais escolheram conhecer foram os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, respectivamente. 

Juntamente com a Embratur, onze destinos brasileiros estiveram no Roadshow. Estados como Ceará, São Paulo, Goiás, Belo Horizonte, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraná e municípios como Salvador, Foz do Iguaçu e São Luís apresentaram o que têm de melhor a oferecer aos turistas sul-americanos.

Para o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur, Alexandre Nakagawa, mostrar que o Brasil é um destino competitivo foi o que pautou o evento em Bogotá. 

“A Colômbia, assim como o Brasil, tem destinos muito interessantes, por isso o nosso desafio foi aumentar a competitividade brasileira na vitrine do turismo internacional. Nós mostramos que o Brasil oferece experiências interessantes pautadas na diversidade da nossa cultura, dos nossos sabores, dos nossos ritmos, e sabemos que a nossa riqueza cultural atrai muito o turista colombiano”, afirmou Nakagawa. 

O gerente afirmou ainda que a realização do evento no Ibraco aumentou o interesse dos colombianos no Brasil, uma vez que o instituto recebe alunos que querem não só aprender a língua, mas conhecer mais sobre o país de uma forma holística. 

A diretora do Ibraco, Beatriz Miranda Côrtes, afirma que o evento irá potencializar esse interesse dos colombianos no Brasil. 

“A realização do evento no Ibraco sincroniza com a missão do instituto de divulgar a língua portuguesa e a cultura brasileira na Colômbia. Além disso, fortalece a institucionalidade como Centro Cultural na Colômbia e a porta de entrada dos colombianos ao Brasil. Esse evento permitiu que os colombianos conheçam os múltiplos Brasis. Todos, sem dúvidas, fascinantes”, ressaltou. 

Destino: América do Sul
Com o Roadshow Visit Brasil na Colômbia, a Embratur encerra o evento programado para acontecer em cinco capitais sul-americanas: Montevidéu (Uruguai),  Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia). Como parte do evento, os participantes puderam fazer capacitações, com qualificação dos agentes de viagens, além de rodadas de negócios e produtos, consequentemente gerando emprego e renda para o turismo. 

Os países da América do Sul representam um mercado importante para o Brasil. Em todo o ano passado, foram pelo menos 3.492.304 de turistas sul-americanos, o que representa 59% do total de estrangeiros viajando para o país no mesmo ano (5.908.341 de visitantes). São 2.768 voos para o Brasil operados por 17 companhias aéreas. 

Promovido pela Embratur e pelo Sebrae, o Roadshow Visit Brasil aconteceu entre os dias 19 e 27 de fevereiro e contou com o apoio institucional do Ministério do Turismo, Ministério das Relações Exteriores e representações diplomáticas no exterior, além da LATAM Airlines.