FEIRA INTERNACIONAL DE BERLIM

ITB: Na Alemanha, Embratur convida comunidade LGBT+ para conhecer o “Brasil da diversidade”

Agência é apoiadora oficial do estande de Diversidade na Feira Internacional de Berlim, onde presidente Marcelo Freixo falou sobre atrativos para turistas LGBTQIAPN+

Renato Vaz/Embratur
"O país que espera todos de braços abertos", afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante a ITB, em Berlim

05/03/2024 – A equipe da Embratur apresentou, nesta terça-feira (5), em auditório da Feira Internacional de Berlim (ITB), na Alemanha, o Brasil como um país que respeita a diversidade de gênero e tem avançado em políticas de combate à homofobia, portanto, um destino agradável e seguro para o turista estrangeiro. 

“Somos o Brasil do diálogo e da diversidade. Convidamos toda a comunidade LGBTQIAPN+ para que visite o Brasil não apenas em paradas, momentos e destinos específicos, mas em todos os momentos, em cada destino de nosso país”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “Como diz o presidente Lula, o Brasil voltou, o país que espera todos de braços abertos. Aqui só não admitimos qualquer forma de turismo que viole os direitos humanos”, completou.

A Embratur foi apoiadora oficial do estande de Diversidade da feira, e teve a oportunidade de apresentar os atrativos do país, para além dos eventos estabelecidos no calendário internacional, como as paradas do orgulho em São Paulo e Rio de Janeiro, além do Carnaval nas principais cidades.

“Rio de Janeiro não é só sol e praia, mas também cultura, afroturismo, ecoturismo e muitas outras atividades. A Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, por exemplo, é um destino conhecido pela beleza exuberante de suas praias, um destino green destination, com grande sustentabilidade ambiental. Temos também o Pantanal como possibilidade de turismo de aventura e natureza”, listou Mateus José Alves Pinto, da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional.

Conforme destacou a coordenadora de Eventos Internacionais da Embratur, Marjorie Mynssen, a atual gestão da Agência criou uma coordenação de Diversidade e instituiu um comitê interno para tratar da pauta. A estratégia faz parte da política ESG. Atualmente, lembrou Marjorie, a Embratur possui parceria com a IGLTA e o Brasil é o país com maior número de DMCs (Destination Management Company) e hotéis que são membros da associação, o que demonstra o nível de comprometimento dos setores público e privado em receber bem o turista LGBT+. 

Marjorie salientou ainda o resultado da pesquisa da consultoria Berkshire Hathaway Travel Protection. “O Brasil é o 15º país mais seguro do mundo para turismo, e esse número é importante para nós, sinaliza para o mundo nosso compromisso em receber bem quem nos visita”, concluiu.