05/03/24 – Mais de 90 participantes, entre agentes e operadores de turismo, participaram do último Roadshow Visit Brasil na América do Sul. O evento, parceria entre a Embratur e o Sebrae, aconteceu no Instituto de Cultura Brasil Colômbia (Ibraco), em Bogotá.
Além do destino sol e praia, a Embratur levou a variedade e diversidade da cultura e gastronomia brasileiras na promoção do Brasil na capital colombiana. Segundo o Portal de Dados da Agência, a Colômbia enviou 118.163 turistas para o Brasil em 2023. Na ocasião, os destinos que os visitantes colombianos mais escolheram conhecer foram os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, respectivamente.
Juntamente com a Embratur, onze destinos brasileiros estiveram no Roadshow. Estados como Ceará, São Paulo, Goiás, Belo Horizonte, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraná e municípios como Salvador, Foz do Iguaçu e São Luís apresentaram o que têm de melhor a oferecer aos turistas sul-americanos.
Para o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur, Alexandre Nakagawa, mostrar que o Brasil é um destino competitivo foi o que pautou o evento em Bogotá.
“A Colômbia, assim como o Brasil, tem destinos muito interessantes, por isso o nosso desafio foi aumentar a competitividade brasileira na vitrine do turismo internacional. Nós mostramos que o Brasil oferece experiências interessantes pautadas na diversidade da nossa cultura, dos nossos sabores, dos nossos ritmos, e sabemos que a nossa riqueza cultural atrai muito o turista colombiano”, afirmou Nakagawa.
O gerente afirmou ainda que a realização do evento no Ibraco aumentou o interesse dos colombianos no Brasil, uma vez que o instituto recebe alunos que querem não só aprender a língua, mas conhecer mais sobre o país de uma forma holística.
A diretora do Ibraco, Beatriz Miranda Côrtes, afirma que o evento irá potencializar esse interesse dos colombianos no Brasil.
“A realização do evento no Ibraco sincroniza com a missão do instituto de divulgar a língua portuguesa e a cultura brasileira na Colômbia. Além disso, fortalece a institucionalidade como Centro Cultural na Colômbia e a porta de entrada dos colombianos ao Brasil. Esse evento permitiu que os colombianos conheçam os múltiplos Brasis. Todos, sem dúvidas, fascinantes”, ressaltou.
Destino: América do Sul
Com o Roadshow Visit Brasil na Colômbia, a Embratur encerra o evento programado para acontecer em cinco capitais sul-americanas: Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia). Como parte do evento, os participantes puderam fazer capacitações, com qualificação dos agentes de viagens, além de rodadas de negócios e produtos, consequentemente gerando emprego e renda para o turismo.
Os países da América do Sul representam um mercado importante para o Brasil. Em todo o ano passado, foram pelo menos 3.492.304 de turistas sul-americanos, o que representa 59% do total de estrangeiros viajando para o país no mesmo ano (5.908.341 de visitantes). São 2.768 voos para o Brasil operados por 17 companhias aéreas.
Promovido pela Embratur e pelo Sebrae, o Roadshow Visit Brasil aconteceu entre os dias 19 e 27 de fevereiro e contou com o apoio institucional do Ministério do Turismo, Ministério das Relações Exteriores e representações diplomáticas no exterior, além da LATAM Airlines.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.