FEIRA INTERNACIONAL DE BERLIM

ITB: Embratur assina acordo com a Azul Linhas Aéreas para aumentar a conectividade do Brasil com o mundo

Documento prevê compartilhamento de informações e estudos, campanhas conjuntas de marketing e promoção de diversidade e sustentabilidade no turismo brasileiro
Renato Vaz/Embratur
Acordo de Cooperação Técnica entre Embratur e Azul foi firmado durante a Feira Internacional de Berlim (ITB)

06/03/2024 – A Embratur assinou, nesta quarta-feira (6), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Azul Linhas Aéreas. O objetivo final do trabalho é fortalecer a conectividade do Brasil com o exterior para aumentar o número de turistas internacionais no país. A assinatura aconteceu na Feira Internacional de Berlim (ITB), que segue até esta quinta-feira (7), em Berlim, capital da Alemanha. O evento do ramo do turismo é um dos mais importantes da Europa, e a Agência está na ITB em parceria com o Sebrae. O ACT tem como data limite 31 de dezembro de 2026.

O plano de trabalho inclui o compartilhamento de informações, dados e estudos para otimização de ações tanto da Embratur quanto da Azul, a promoção da melhoria da experiência dos visitantes estrangeiros nos aeroportos brasileiros além de “ações conjuntas de marketing e promoção do turismo brasileiro no exterior, por meio de relações públicas e parcerias com a imprensa, campanhas publicitárias, eventos, feiras, workshops e outras atividades que possam aumentar a visibilidade e atrair turistas estrangeiros para o Brasil”.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou o fechamento do acordo. “Quero agradecer muitíssimo à Azul pela parceria desde o 1º dia da nossa gestão na Embratur. Um ano depois de assumirmos a agência estabelecemos esse ACT, que é um avanço muito grande”, afirmou.

“As companhias aéreas são fundamentais para a construção do Brasil que nós queremos, que é esse país da diversidade, com grande território e que precisa fazer com que o mundo conheça cada localidade, cada canto, cada povo, cada cultura e cada gastronomia. Essa diversidade brasileira depende muito da boa relação do governo com as companhias aéreas e a relação com a Azul é uma referência para a gente”, completou Freixo, durante a assinatura do acordo na feira de Berlim. 

Na ocasião, o diretor de Relações Institucionais da Azul, Fabio Campos, também ressaltou a importância de acordos como esse para o turismo brasileiro. “A Azul tem como vocação o cuidado e a boa experiência ao Cliente. E o Brasil tem um potencial extraordinário para atrair cada vez mais turistas estrangeiros, ampliando a conexão do país com o turismo internacional. A junção desses fatores, por meio do acordo de cooperação firmado entre a Azul e a Embratur, representa um passo importante nessa jornada e reforça o papel estratégico da aviação para o desenvolvimento sustentável do país”, afirmou Campos.

Atualmente, a Azul opera com voos internacionais partindo de várias cidades do país para a Argentina, Curaçao, Estados Unidos, França, Portugal e Uruguai.

Entre outras ações da nova parceria, caberá, exclusivamente, à Embratur, de acordo com o ACT, oferecer à Azul propostas e apoio técnico para ações em temáticas como afroturismo, diversidade e inclusão, sustentabilidade e ações climáticas, experiência do passageiro estrangeiro, cultura e gastronomia, inovação no turismo e melhoria dos produtos para o setor de turismo de negócios (Mice).

Pela parceria, a Azul ficará responsável, por exemplo, em atuar na ampliação da conectividade aérea do Brasil, estimulando o incremento do fluxo de visitantes estrangeiros, por meio de tarifas e ações promocionais divulgadas em conjunto, a realização de campanhas publicitárias em mercados-alvo comuns, “destacando as vantagens de escolher os seus serviços e divulgando a ‘Marca Brasil’ onde for aplicável e cabível”, e o fornecimento de bilhetes aéreos para apoiar a realização de ações de promoção do turismo pela Embratur.

Sobre a Azul
Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, com mais de 1.000 voos diários e 160 destinos atendidos. Com uma frota operacional de mais de 180 aeronaves e mais de 16 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 300 rotas diretas. A Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller’s Choice Awards. Para mais informações acesse www.voeazul.com.br/imprensa.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.