FEIRA INTERNACIONAL DE BERLIM
ITB: Em palestra durante encontro da ATTA, Embratur fala de crise climática e turismo de natureza
Apresentação da diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, aconteceu durante a ITB, em Berlim, e reposiciona o Brasil no tema
07/03/2024 – A Embratur participou, nesta quarta-feira (6), de um encontro de networking com representantes da Associação do Trade de Viagens de Aventura (ATTA, na sigla em inglês) e empresas do trade internacional especializadas em ecoturismo e turismo de natureza. A reunião aconteceu na Alemanha, durante a Feira Internacional de Berlim (ITB), uma das mais importantes da Europa, que termina nesta quinta-feira (7).
A Agência patrocinou o encontro com a ATTA e foi convidada a fazer a apresentação final, uma palestra da diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, sobre recuperação de destinos e marcas após crises. Jaqueline Gil apresentou os destinos brasileiros e falou sobre os impactos da crise climática no País, além da importância do setor de turismo discutir e se envolver no combate ao aquecimento global.
A Embratur voltou a fazer parte da ATTA em 2023 e trabalha para fortalecer os laços com a associação depois de quatro anos em que o Brasil deixou de ser considerado membro bem-vindo. A reaproximação faz parte de um plano de trabalho que também inclui a recuperação da imagem do país como destino que protege e é potência em destinos de natureza, ecoturismo e aventura.
Outro objetivo é trazer para o Brasil eventos internacionais da ATTA, entre eles, o AdventureWeek, em 2024, o AdventureElevate, em 2025, o AdventureNEXT, em 2026, e o Adventure Travel World Summit (ATWS), em 2027.
Para o encontro, a associação mobilizou a comunidade de mais de 30 empresas e destinos focados em ecoturismo e turismo de natureza do mundo.
Crise global
Jaqueline Gil falou no painel sobre gestão de crises e o que a Embratur faz durante momentos de tomada de decisão. “No caso do Brasil, as crises estão muito mais conectadas com mudanças climáticas. Dei o exemplo do fogo no Pantanal, em 2019, e da Amazônia com as secas no ano passado. E o que eu contei foi que sabemos que as mudanças climáticas vão impactar o Brasil, inclusive e principalmente nas regiões que coincidem com os maiores fluxos de turismo internacional no país”, destacou.
Ainda de acordo com a diretora, as vulnerabilidades do país sob a ótica das mudanças climáticas estão diretamente conectadas com os destinos de turismo internacional. “É mandatório que a gente comece a trabalhar com essa temática no âmbito do turismo. Apesar de o Brasil ter sido líder na discussão de temas climáticos no mundo desde 1992, quando recebemos a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, o turismo só se engajou nessa discussão recentemente”, lembrou.
“Foi no ano passado que a Embratur assinou a Declaração de Glasgow para ações climáticas no turismo e começamos a trabalhar em nível federal com essa temática. Receberemos a COP 30 no ano que vem, o que coroa um ciclo importante desde 1992 quando começamos as primeiras discussões, e o turismo tem que ter um papel de protagonismo nesse sucesso”, acrescentou Jaqueline Gil.
Mercado europeu
Durante a apresentação, a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur também falou sobre como o Brasil é competitivo na temática de natureza e ecoturismo, e apresentou os rankings em que o país apareceu, como publicações da Forbes, da Unesco e do Fórum Econômico Mundial. A última campanha da Agência na Europa também tem os destinos de natureza e processos de conservação ambiental como temas centrais.
Além da apresentação, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com representantes da ATTA. Essa é a segunda semana de eventos e feiras de turismo na Europa em que Freixo representa a Agência e atua na divulgação do Brasil no exterior e apoio ao trade turístico brasileiro. Dias antes, o presidente e a equipe também marcaram presença com um estande na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal.
A ITB é uma das feiras de turismo mais importantes da Europa e o mercado do segmento alemão é considerado em recuperação no Brasil, com tendência de crescimento. A Alemanha é, hoje, o 8º principal emissor de turistas mundial e, nos últimos dois anos, o terceiro país europeu que mais envia visitantes estrangeiros para o Brasil, atrás apenas da França e de Portugal. Em 2023, o Brasil recebeu 158.582 turistas internacionais vindos da Alemanha. O número é 31% maior que em 2022, quando o registro foi de 120.670. Os dados de visitantes do exterior são da Gerência de Dados da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF).
A previsão para este ano é que os destinos brasileiros recebam 215.336 alemães. Atualmente, voos diretos da Alemanha para o Brasil acontecem apenas nas rotas Frankfurt-Rio de Janeiro, pelo Galeão, e Frankfurt-São Paulo, por Guarulhos. Além disso, 77,2% das viagens com origem na Alemanha chegam ao Brasil em voos de conexão via Portugal, França e Países Baixos.
A oferta é de 5.926 assentos em 17 voos semanais, e a previsão de conectividade entre a Alemanha e o Brasil para 2024 é de 352.470 assentos em 976 voos de duas companhias, um crescimento de 6% em relação a 2023. A estratégia para aumentar a oferta de produtos nacionais nas prateleiras do trade alemão e europeu em geral é reposicionar o Brasil como um destino sustentável e capacitar o trade do país europeu sobre destinos nacionais.
Em conjunto, a Embratur trabalha para aumentar o número de voos ligando os dois países. Entre as novas rotas, a meta é acelerar a retomada de trechos operados pela aérea Condor direto para Fortaleza (CE) e Recife (PE), além de tornar mais atrativos os horários de voos com conexão em Lisboa, Portugal.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias