14/03/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, marcou presença no lançamento da nova marca da Brazilian Luxury Travel (BLTA), a Xodó. A nova logo da associação, Xodó by BLTA, foi pensada para fortalecer a divulgação do trabalho da associação e do Brasil no exterior. A Associação Brasileira de Viagens de Luxo, em tradução livre, reúne uma série de empreendimentos do trade turístico brasileiro voltados para experiências turísticas autênticas, naturais e sustentáveis no país.
A solenidade aconteceu no B Hotel, em Brasília, no fim da tarde desta quarta-feira (13). Em sua fala no evento, Freixo destacou o compromisso da BLTA com a brasilidade, que definiu como a capacidade de transmitir o Brasil para o estrangeiro, e com sustentabilidade. “Parabéns à BLTA. O compromisso da Embratur é permanente. Temos atividades marcadas para março, que tem famtour. A gente tem um compromisso com a sustentabilidade, é uma marca decisiva da BLTA”, lembrou. “Todas as press trips que fizemos e as famtours foram com compensação de carbono. Isso é uma conquista, porque não há como pensar em turismo sem pensar em sustentabilidade”, acrescentou.
Freixo também destacou que o turismo é uma pauta intersetorial e um “projeto de Brasil”. “Um projeto de hospitalidade é um projeto de país. A gente quer que as pessoas conheçam o Brasil que a gente quer viver. Não há dois Brasis. E o turismo é solução. Onde há atividade legal, você combate uma atividade ilegal”, destacou.
Ainda de acordo com o presidente da Embratur, “o turismo é a solução para a segurança, por exemplo.” “Se tiver mais pessoas trabalhando, mais renda, mais dinheiro circulando, teremos mais segurança. O turismo é intersetorial. Vai dialogar com a economia, mobilidade, educação e vai dialogar com a segurança. Se eu tiver mais turismo, vou ter mais segurança. Olha o que aconteceu com o Carnaval. Foi um dos mais lucrativos, mais festivos e mais seguros. Foi o relato de Maceió, Salvador e do Rio de Janeiro”, argumentou.
Turismo em evidência
O secretário de Políticas Públicas do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, destacou que a percepção do Brasil sobre a importância do setor de turismo é recente. Ele destacou que o DNA do setor é a relação entre o público e o privado, e que a influência positiva do setor na economia ainda é maior do que a que aparece nos números, por conta do aluguel de carros, gasto com combustível e compras de produtos por hotéis e restaurantes, por exemplo. “Nós temos que vender o destino, que é público, mas quem vende é o privado. A pessoa vai ao restaurante, vai ficar no hotel”, afirmou.
Já o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), autor do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), destacou a importância econômica do turismo. “A gente milita no turismo e se apaixona. Temos que trabalhar com resiliência e responsabilidade. Dados do IBGE mostram que o turismo foi o setor que mais gerou empregos após a pandemia de Covid-19”, disse.
Xodó
De acordo com o presidente da BLTA, Roberto Klabin, a nova marca deve tornar a BLTA mais conhecida entre os brasileiros. “A criação da Xodó surgiu exatamente para a gente explicar melhor o que somos. Lá fora, o trade e as pessoas nos conhecem, mas aqui há uma certa dificuldade de nos entender como marca. Então, a Xodó traz o Brasil para dentro da BLTA e a BLTA para dentro do país de uma forma mais simples de explicar”, detalhou.
E para a CEO da associação, Simone Scorsato, a nova marca representa, também, “a constante transformação e evolução do mercado de turismo diante de um momento de maior consciência e necessidade de regeneração do conceito de luxo e de um Brasil plural”. “Identificamos a necessidade de nos aproximarmos cada vez mais dos nossos viajantes, inserindo nossa marca neste país tão alegre e rico em diversidade cultural. Xodó vem para continuarmos a descoberta e valorizarmos as nossas particularidades. Por meio de nossos associados, vamos apresentar o Brasil como um exemplo de engajamento de todo o setor e também como uma nova forma de sentir e experienciar nosso país”, ressaltou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.