14/03/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, marcou presença no lançamento da nova marca da Brazilian Luxury Travel (BLTA), a Xodó. A nova logo da associação, Xodó by BLTA, foi pensada para fortalecer a divulgação do trabalho da associação e do Brasil no exterior. A Associação Brasileira de Viagens de Luxo, em tradução livre, reúne uma série de empreendimentos do trade turístico brasileiro voltados para experiências turísticas autênticas, naturais e sustentáveis no país.
A solenidade aconteceu no B Hotel, em Brasília, no fim da tarde desta quarta-feira (13). Em sua fala no evento, Freixo destacou o compromisso da BLTA com a brasilidade, que definiu como a capacidade de transmitir o Brasil para o estrangeiro, e com sustentabilidade. “Parabéns à BLTA. O compromisso da Embratur é permanente. Temos atividades marcadas para março, que tem famtour. A gente tem um compromisso com a sustentabilidade, é uma marca decisiva da BLTA”, lembrou. “Todas as press trips que fizemos e as famtours foram com compensação de carbono. Isso é uma conquista, porque não há como pensar em turismo sem pensar em sustentabilidade”, acrescentou.
Freixo também destacou que o turismo é uma pauta intersetorial e um “projeto de Brasil”. “Um projeto de hospitalidade é um projeto de país. A gente quer que as pessoas conheçam o Brasil que a gente quer viver. Não há dois Brasis. E o turismo é solução. Onde há atividade legal, você combate uma atividade ilegal”, destacou.
Ainda de acordo com o presidente da Embratur, “o turismo é a solução para a segurança, por exemplo.” “Se tiver mais pessoas trabalhando, mais renda, mais dinheiro circulando, teremos mais segurança. O turismo é intersetorial. Vai dialogar com a economia, mobilidade, educação e vai dialogar com a segurança. Se eu tiver mais turismo, vou ter mais segurança. Olha o que aconteceu com o Carnaval. Foi um dos mais lucrativos, mais festivos e mais seguros. Foi o relato de Maceió, Salvador e do Rio de Janeiro”, argumentou.
Turismo em evidência
O secretário de Políticas Públicas do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, destacou que a percepção do Brasil sobre a importância do setor de turismo é recente. Ele destacou que o DNA do setor é a relação entre o público e o privado, e que a influência positiva do setor na economia ainda é maior do que a que aparece nos números, por conta do aluguel de carros, gasto com combustível e compras de produtos por hotéis e restaurantes, por exemplo. “Nós temos que vender o destino, que é público, mas quem vende é o privado. A pessoa vai ao restaurante, vai ficar no hotel”, afirmou.
Já o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), autor do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), destacou a importância econômica do turismo. “A gente milita no turismo e se apaixona. Temos que trabalhar com resiliência e responsabilidade. Dados do IBGE mostram que o turismo foi o setor que mais gerou empregos após a pandemia de Covid-19”, disse.
Xodó
De acordo com o presidente da BLTA, Roberto Klabin, a nova marca deve tornar a BLTA mais conhecida entre os brasileiros. “A criação da Xodó surgiu exatamente para a gente explicar melhor o que somos. Lá fora, o trade e as pessoas nos conhecem, mas aqui há uma certa dificuldade de nos entender como marca. Então, a Xodó traz o Brasil para dentro da BLTA e a BLTA para dentro do país de uma forma mais simples de explicar”, detalhou.
E para a CEO da associação, Simone Scorsato, a nova marca representa, também, “a constante transformação e evolução do mercado de turismo diante de um momento de maior consciência e necessidade de regeneração do conceito de luxo e de um Brasil plural”. “Identificamos a necessidade de nos aproximarmos cada vez mais dos nossos viajantes, inserindo nossa marca neste país tão alegre e rico em diversidade cultural. Xodó vem para continuarmos a descoberta e valorizarmos as nossas particularidades. Por meio de nossos associados, vamos apresentar o Brasil como um exemplo de engajamento de todo o setor e também como uma nova forma de sentir e experienciar nosso país”, ressaltou.