TURISMO DE AVENTURA

Embratur e ATTA promovem destinos brasileiros de natureza na Europa e Estados Unidos

Planejamento conjunto tem o objetivo de fortalecer o Brasil no segmento e atrair investimentos no setor

Embratur/Divulgação
O coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, divulga destinos de aventura do Brasil no exterior

15/03/24 – A Embratur e a Associação Internacional de Turismo de Aventura (Adventure Travel Trade Association – ATTA) realizaram ações na Europa e nos Estados Unidos com o objetivo de promover o turismo de natureza e sustentável. A parceria entre a Agência e a associação foi retomada em 2023, quando a Embratur voltou a fazer parte da entidade norte-americana referência mundial no turismo de aventura.

As quatro ações trabalhadas até agora, intituladas AdventureConnect, envolveram quatro locais estratégicos para o nosso turismo: dois na Europa (Espanha e Alemanha) e dois nos Estados Unidos (Boston e Washington DC). 

Para o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, os cerca de 250 representantes do trade turístico especializado puderam participar, nos eventos na Europa e EUA, de debates e networking do segmento. 

“Os eventos de networking nos mercados prioritários para promoção do turismo de aventura brasileiro são fundamentais para reforçarmos a relevância deste segmento no cenário internacional. Realizamos dois encontros nos Estados Unidos e dois na Europa, estes últimos dentro de eventos de grande visibilidade: Fitur e ITB. Promover experiências autênticas do Brasil que tenham comprometimento socioambiental pode gerar oportunidades de negócios para os destinos de ecoturismo e turismo de aventura do país”, avaliou Persi. 

A parceria entre Embratur e ATTA prevê, além de promover os destinos de natureza e sustentabilidade a mercados estrangeiros,  a criação de um plano de cooperação para produzir e distribuir conteúdo de forma conjunta para públicos interessados no segmento. A ATTA ainda vai realizar ações de capacitação de mão-de-obra e a qualificação de micros e pequenos negócios que atuam no ecoturismo de aventura.

Retomada
A Embratur retomou a parceria com a ATTA, com mais força, em 2023. A reaproximação faz parte de um plano de trabalho que também inclui a recuperação da imagem do país como destino que protege e é potência em destinos de natureza, ecoturismo e aventura.

“A parceria com a ATTA é muito importante do ponto de vista estratégico. O diálogo com os principais players do setor é fundamental para inserir o Brasil nos catálogos internacionais como um dos principais destinos para o turismo de aventura. O turismo de aventura no Brasil também dialoga com outros segmentos, como afroturismo e cultura, além de ter normas de segurança da ISO que são usadas no mundo todo”, comentou Persi.

Outro objetivo da parceria é trazer eventos internacionais da ATTA  para o Brasil, entre eles, o AdventureElevate, em 2025.