CONEXÃO INTERNACIONAL

Embratur e SKY Airline oficializam novas rotas ligando Santiago, no Chile, ao Brasil

Anúncio foi feito pelo presidente da Agência, Marcelo Freixo, e pela secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, com representantes da companhia aérea na Embaixada chilena
Renato Vaz/Embratur
Mayra Kohler (SKY), Ana Carla Lopes (MTur), Sebástian Depolo Cabrera (Embaixada do Chile no Brasil); Marcelo Freixo (Embratur) e Jaime Fernandez (SKY) durante solenidade em Brasília

20/03/2024 – Capital do Chile, Santiago ganhará n0vas rotas aéreas para o Brasil, com voos diretos para Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), a partir de junho e julho. Os novos trajetos são fruto da parceria entre a Embratur e a companhia aérea chilena SKY Airline. O anúncio oficial aconteceu nesta terça-feira (19), em evento na Embaixada do Chile, em Brasília. O país andino vem se tornando um importante emissor de turistas internacionais para o Brasil e voltou a ocupar, em 2023, o terceiro lugar entre os países que mais mandaram visitantes para os destinos brasileiros.

As novas rotas aumentam a conectividade do Brasil com o exterior. De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a aproximação entre o Chile e o Brasil traz vantagens para ambos os países e vem se tornando mais estreita. Isso porque o Brasil é o segundo maior emissor de turistas para o país andino, e Santiago foi o terceiro destino internacional mais procurado por brasileiros na Semana Santa de 2023, depois de Buenos Aires e Lisboa. Antes da pandemia, mais de 500 mil brasileiros visitavam o Chile, por ano.

Participaram da reunião, também, a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil; a secretária executiva do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Lopes, representando o ministro Celso Sabino; o embaixador do Chile no Brasil, Sebástian Depolo Cabrera; a gerente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da SKY, Mayra Kohler; e o gerente de vendas da companhia aérea chilena, Jaime Fernandez. 

O presidente da Embratur começou sua fala agradecendo Kohler e Fernandez. “Esse anúncio vem em um momento muito importante. Nós assinamos esse acordo, fizemos uma promoção do voo da SKY e as notícias são muito boas. Tivemos no ano de 2023 um aumento de chilenos voando para o Brasil na escala de 126%. Chegamos a quase 500 mil chilenos visitando o Brasil em um ano. O Chile já é o terceiro país emissor de turistas para o Brasil e a gente sabe da importância que o Brasil tem para o Chile. É uma relação, como a gente diz no meu Rio de Janeiro, de ganha-ganha”, afirmou Freixo. 

Ele destacou, ainda, que ao trabalhar pelo aumento da conectividade e o fortalecimento do turismo internacional no Brasil, a Agência e o MTur ajudam a gerar emprego e renda, e promover a sustentabilidade. “Não consigo imaginar o Século 21 ainda dependendo do petróleo. Vamos precisar ter formas mais sustentáveis de emprego e renda. Então que a gente possa pensar no turismo, nessa grande diversidade que o Brasil oferece como principal mecanismo de crescimento e desenvolvimento”, disse. 

Necessidade de todos
Na mesma linha, o embaixador Sebástian Depolo Cabrera ressaltou que o aumento da conectividade entre os países é “uma necessidade de todos”. “A SKY está comprometida com o mercado brasileiro. Até julho de 2024, a companhia aérea chegará a sete destinos no país. A SKY é a primeira companhia aérea de baixo custo a assinar um acordo de baixo custo com a Embratur para impulsionar a conectividade do país. Esperamos que essas e outras rotas sejam mantidas ao longo do tempo e aproximem ainda mais nossos países irmãos”, comemorou. 

A gerente da SKY, Mayra Kohler, por sua vez, lembrou da importância das parcerias entre companhias aéreas privadas e governos. “A colaboração público-privada é o que permite que uma empresa como a nossa possa alcançar esses feitos. Nós temos muita expectativa de poder abrir um mercado importante e promover o turismo. E só conseguimos alcançar com esse tipo de colaboração abrindo as portas, confiando uns nos outros e sabendo que nosso compromisso é poder oferecer o melhor serviço, com a melhor conveniência”, disse. 

E o aumento da conectividade acontece levando em conta a sustentabilidade, conforme lembrou o gerente da SKY, Jaime Fernandez. “Nossos aviões operam na frota neo, que reduz as emissões de CO2. No último ano, diminuímos nossas emissões em 60% e temos a frota mais sustentável da região. Esse ano, teremos 36 aviões todos em frota neo e veremos Florianópolis-Montevidéu e Salvador-Montevidéu”, anunciou.

Chile em números
Em janeiro de 2024, o Brasil recebeu 77.221 turistas internacionais chilenos, 47,8% a mais que os 52.217 contabilizados no mesmo período de 2023. Além disso, no acumulado de 2023, o Chile retornou ao patamar pré-pandemia registrado em 2018 e retomou a posição de terceiro maior mercado emissor de turistas para o Brasil, com um total de 458.576 chegadas. O número é 126% maior que o registrado em 2022, de 202.470. As principais vias de acesso em 2023 foram aérea, com 97%, e terrestre, com 2%.

Os meses com maior visitação vão de setembro a fevereiro. Ao todo, são 181 voos semanais que oferecem mais de 37 mil assentos do Chile para o Brasil em sete rotas diretas para São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR). A partir de junho, a capital Brasília também terá conexões diretas do Chile, e em julho será a vez de Salvador.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.