TURISMO GASTRONÔMICO

Embratur e Gastromotiva promovem evento para trade turístico do Rio de Janeiro

Ação, que aconteceu no Reffetorio da ONG na capital fluminense, mostra a importância da gastronomia social e celebra parceria entre Embratur e Gastromotiva, firmada em 2023

Marcio Menasce/Embratur
Encontro discutiu inserção da gastronomia brasileira nas vitrines do turismo internacional

26/03/24 – A Embratur e a ONG Gastromotiva realizaram um evento, nesta segunda-feira (25), que reuniu o trade de turismo, agentes de viagem e operadores turísticos do segmento gastronômico com a intenção de promover a gastronomia social. O encontro aconteceu no Reffetorio Gastromotiva, no Rio de Janeiro (RJ). A organização oferece formação profissional a seus alunos para que se tornem empreendedores, auxiliares e chefs de cozinha com o objetivo de promover oportunidades que transformem vidas por meio da gastronomia.

Além de promover a gastronomia social, a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, afirmou que o encontro teve um propósito maior: inserir a culinária brasileira nas vitrines do turismo internacional.

“Promovemos um momento de bate-papo, experiências com o trade de turismo, agentes de viagem e operadores turísticos do segmento gastronômico do Rio de Janeiro que se preocupam com a sustentabilidade e com a inclusão. E por que estamos aqui? Para posicionarmos o Brasil, cada vez mais, como destino sustentável, inclusivo, que se preocupa com a equidade de gênero e com o não desperdício de alimentos”, afirmou.

Parceria
A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, afirmou que o evento no Reffetorio é resultado de uma parceria firmada com a ONG no ano passado. 

“Viemos celebrar uma ação que demos início em 2023 que traz a gastronomia, a gastronomia social, a sustentabilidade, o trabalho de comunidades, o trabalho de muitas mãos que buscam colocar no prato das pessoas meio de vida e vendê-lo, também, a partir do turismo. A ideia é a gente inserir cada vez mais gastronomia nos produtos que apresentamos ao mercado internacional”, pontuou. 

A Embratur e a Gastromotiva oficializaram a parceria no sentido de fortalecer a gastronomia social no exterior durante a ABAV Expo, em setembro de 2023. A partir do acordo de cooperação técnica, a Gastromotiva passará a atuar nos eventos internacionais promovidos pela Embratur, como feiras e roadshows, por exemplo, com ações de live cooking. Um plano de trabalho conjunto definirá as ações de promoção da gastronomia brasileira no exterior nos próximos anos.

O Brasil está concorrendo ao título de melhor destino gastronômico da América do Sul pelo World Travel Awards. A votação está aberta até o próximo dia 7 de abril. Acesse e vote: https://www.worldtravelawards.com/vote-for-brazil-south-americas-leading-culinary-destination-2024.