05/04/2024 – Principal fronteira com a Argentina, país que mais envia turistas para o Brasil, o Rio Grande do Sul recebeu, nesta semana, o workshop Conexão Embratur. A iniciativa da Agência em parceria com o Sebrae percorre os estados brasileiros e a intenção é apresentar aos trades turísticos dos municípios ferramentas e ações para aperfeiçoar a promoção internacional dos destinos. O objetivo é aumentar o número de visitantes internacionais nessas regiões.
A versão gaúcha do Conexão abordou justamente as tendências para essa promoção. O workshop ocorreu em Porto Alegre (RS), na quarta-feira (3), e reuniu 38 participantes entre agências, receptivos, guias de turismo, gestores públicos, instâncias de governança regional (IGRs), meios de hospedagem, Secretaria Estadual, Secretaria Municipal, entre outros.
A apresentação coube à coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques e ao assessor de Experiências e Competitividade Internacional da Agência, Mateus José Alves Pinto. “O Conexão Embratur é um momento que possibilita a aproximação da Agência com os destinos. Neste caso, o Rio Grande do Sul, que é a principal porta de entrada do nosso maior mercado emissor, a Argentina”, destacou a coordenadora.
“Isso é de suma importância para que possamos alinhar a narrativa do destino para o mercado internacional, diversificar a oferta de experiências para outros mercados na América do Sul e, sobretudo, para definirmos estratégias de atuação nas ações de promoção internacional da Embratur”, disse Jacques.
De acordo com Mateus José, o workshop é uma maneira de estimular o ciclo de promoção e comercialização da oferta que o Rio Grande do Sul já possui. “O Rio Grande do Sul é um destino referência em oferecer experiências turísticas inovadoras, autênticas e sensoriais para os visitantes”, disse.
Narrativa e experiência
A diretora de planejamento e competitividade da Secretaria de Turismo do estado, Cláudia Mara Borges, foi uma das participantes. “Foi um prazer receber a Embratur, que conseguiu, com o trade e com os destinos, organizar a narrativa do Rio Grande do Sul junto com esse grande destino nacional que é o Brasil. É o caminho para que a gente possa cada vez mais atrair turistas estrangeiros de maneira qualificada garantindo a melhor experiência para todos”, elogiou.
E assim como Mateus José, a coordenadora estadual da Economia Criativa e Turismo do Sebrae RS, Amanda Paim, fez um balanço do encontro. “Tivemos vários destinos do estado e empresários e foi uma agenda muito produtiva para trabalharmos alinhados na promoção do Rio Grande do Sul no mercado nacional e no mercado internacional”, afirmou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.