CONEXÃO EMBRATUR

Embratur e Sebrae reúnem trade de Porto Alegre para workshop de aperfeiçoamento

Oficina de capacitação reuniu representantes dos setores público e privado do turismo para falar sobre tendências para promoção internacional de destinos

Divulgação
Agências, receptivos, guias de turismo, gestores públicos, instâncias de governança regional (IGRs), meios de hospedagem, Secretaria Estadual, Secretaria Municipal, entre outros, participaram do workshop

05/04/2024 – Principal fronteira com a Argentina, país que mais envia turistas para o Brasil, o Rio Grande do Sul recebeu, nesta semana, o workshop Conexão Embratur. A iniciativa da Agência em parceria com o Sebrae percorre os estados brasileiros e a intenção é apresentar aos trades turísticos dos municípios ferramentas e ações para aperfeiçoar a promoção internacional dos destinos. O objetivo é aumentar o número de visitantes internacionais nessas regiões.

A versão gaúcha do Conexão abordou justamente as tendências para essa promoção. O workshop ocorreu em Porto Alegre (RS), na quarta-feira (3), e reuniu 38 participantes entre agências, receptivos, guias de turismo, gestores públicos, instâncias de governança regional (IGRs), meios de hospedagem, Secretaria Estadual, Secretaria Municipal, entre outros.

A apresentação coube à coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques e ao assessor de Experiências e Competitividade Internacional da Agência, Mateus José Alves Pinto. “O Conexão Embratur é um momento que possibilita a aproximação da Agência com os destinos. Neste caso, o Rio Grande do Sul, que é a principal porta de entrada do nosso maior mercado emissor, a Argentina”, destacou a coordenadora.

“Isso é de suma importância para que possamos alinhar a narrativa do destino para o mercado internacional, diversificar a oferta de experiências para outros mercados na América do Sul e, sobretudo, para definirmos estratégias de atuação nas ações de promoção internacional da Embratur”, disse Jacques.

De acordo com Mateus José, o workshop é uma maneira de estimular o ciclo de promoção e comercialização da oferta que o Rio Grande do Sul já possui. “O Rio Grande do Sul é um destino referência em oferecer experiências turísticas inovadoras, autênticas e sensoriais para os visitantes”, disse. 

Narrativa e experiência

A diretora de planejamento e competitividade da Secretaria de Turismo do estado, Cláudia Mara Borges, foi uma das participantes. “Foi um prazer receber a Embratur, que conseguiu, com o trade e com os destinos, organizar a narrativa do Rio Grande do Sul junto com esse grande destino nacional que é o Brasil. É o caminho para que a gente possa cada vez mais atrair turistas estrangeiros de maneira qualificada garantindo a melhor experiência para todos”, elogiou.

E assim como Mateus José, a coordenadora estadual da Economia Criativa e Turismo do Sebrae RS, Amanda Paim, fez um balanço do encontro. “Tivemos vários destinos do estado e empresários e foi uma agenda muito produtiva para trabalharmos alinhados na promoção do Rio Grande do Sul no mercado nacional e no mercado internacional”, afirmou.