10/04/2024 – Plural, diversa, criativa, disruptiva, cidade-parque e única: essas foram algumas das características que representantes do trade turístico de Brasília (DF) usaram para descrever a capital federal durante a última edição do Workshop Conexão Embratur. Em resposta a essas percepções, os presentes foram levados a refletir como apresentariam essas visões sobre a primeira cidade moderna a receber o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco a turistas de outros países.
O encontro, voltado para profissionalizar o setor de turismo da cidade e preparar a região para a promoção internacional, aconteceu nesta quarta-feira (10), no SebraeLab, na Granja do Torto, e abordou temas como inteligência de dados, maneiras de transformar produtos em experiência turísticas e como acessar o mercado internacional, por exemplo. Parceria entre a Embratur e o Sebrae, o Conexão Embratur passou por 26 estados e o Distrito Federal chegou ao fim com o encontro na capital do país.
A última edição do projeto recebeu, ao todo, 24 participantes entre representantes da Secretaria de Turismo do DF, de agências, receptivos, guias de turismo, gestores públicos, meios de hospedagem, entre outros. Além do título de patrimônio mundial, é preciso lembrar que Brasília também leva o título de cidade criativa pela Unesco, e tem o céu e a integração com a natureza, que conversam com a arquitetura, a gastronomia, a música e os festivais no período da seca como marcas indissociáveis.
A capital federal também tem conexão direta com mercados turísticos estratégicos para o Brasil, como a Argentina e Portugal, por exemplo. Em 2023, por exemplo, a Embratur e o Sebrae realizaram uma press trip na cidade com comunicadores da Argentina, do Chile e do Peru para conhecerem e divulgarem a cidade na América do Sul. À época, os visitantes visitaram o complexo gastronômico no centro da cidade, fizeram um tour por cartões postais como o Lago Paranoá, a Catedral e a Praça dos Três Poderes, e “voaram” a bordo de um balanço gigante erguido sobre a Chapada da Contagem.
Parceria fundamental
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da série de encontros e trocas de profissionais da Agência e do Sebrae com o trade turístico dos municípios. “O destino é na ponta, é no município. Então, os workshops ajudam a Embratur a se aproximar dessas regiões. É uma forma de conhecermos as necessidades e as qualidades de cada cidade, de cada estado, diversificar os destinos e fortalecer a promoção internacional do Brasil. Mas o mais importante é que isso é geração de emprego e renda, promoção da diversidade, da sustentabilidade e proteção ao meio ambiente”, disse.
A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, lembrou que o Sebrae e a Embratur vão renovar a parceria por mais dois anos. “É uma alegria enorme poder trazer parte do que nós estamos trabalhando nessa conexão entre o Brasil e o mercado internacional, e incorporar cada vez mais as oportunidades colocadas em países estratégicos na frente de negócios de pequeno, médio e micro porte com os quais o Sebrae trabalha de maneira competitiva. É para isso que a gente trabalha todos os dias, se associa e se fortalece junto ao Sebrae”, afirmou.
Momento de conexão
A apresentação do workshop coube à coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, e ao assessor de Experiências e Competitividade Internacional da Agência, Mateus José Alves Pinto.
Segundo ela, “o Conexão Embratur é um momento em que a gente fala com os municípios de forma muito específica.” “Então, a gente traz análise de dados, conversa com os destinos tanto sobre como podem aproveitar os dados que a Embratur oferece quanto os que existem de forma ampla, para eles serem mais assertivos e para que possam participar de forma mais assertiva das ferramentas que a Embratur tem na promoção internacional”, explicou a coordenadora.
“Como capital federal, Brasília tem conexão com mercados estratégicos como Argentina e Portugal. Então, como o trade pode aproveitar e melhorar essa promoção em cada um desses mercados, falando com o público alvo correto? Isso que trouxemos para os participantes. O tema é geral, um guia para a competitividade, mas com a lupa no território. A gente pega os dados existentes, trabalha, os briefings de mercado, nosso conhecimento de participação nas feiras e mercados internacionais, e compartilhamos com esses territórios”, acrescentou Ana Paula.
Mateus ressaltou a importância de a Embratur ir aos municípios. “O Conexão Embratur é um programa muito querido pois é o momento no qual a gente pode estar nos territórios. A gente viajou pelas 27 unidades da federação, estamos na última, no DF, e com esse projeto a gente consegue ter o contato com os empreendedores, com os gestores, os profissionais que estão vendendo aquele destino. E é a primeira vez que a gente vai a essas regiões levar essas tendências, fazer esse alinhamento da promoção internacional. É o nosso elo com os destinos”, explicou.
Analista Sebrae DF, Nathalia Hallack, por sua vez, elogiou o resultado. “Para nós, é um prazer enorme receber a Embratur no Sebrae para qualificar e discutir com nosso trade a questão da competitividade dos destinos brasileiros no mercado internacional. É muito importante pensar Brasília nesse mercado e a Embratur traz muito conhecimento, muita inspiração, provocações, e a gente sai com o dever de casa de repensar e aprimorar o nosso destino e nossas experiências no mercado internacional”, disse.
Hub de aproximação
Entre os participantes, a empresária Gabriela Speziali, proprietária da OndaSup, que oferece experiências de canoa havaiana e stand up paddle no Lago Paranoá, ressaltou a importância da aproximação do trade com o governo e com a Embratur.
“É importante porque nos ajuda a enxergar quais são os caminhos que podemos trilhar para dar visibilidade ao nosso negócio quando se trata de turismo internacional e local, e fazer as adequações. Essa vinda é sensacional porque estamos fazendo várias conexões e temos a perspectiva de inserir os esportes a remo em um roteiro de Brasília para fomentar o turismo no Lago Paranoá, para trazer mais turistas nacionais e internacionais”, disse.
Turismóloga da Secretaria de Turismo do DF, Yula Moura também avaliou como positiva a troca de experiências promovida pela Embratur e o Sebrae. “Para mim, é muito importante esse tipo de encontro. Estamos reunidos, governo e todo o trade turístico, fazendo análises, reflexões, estudando o turismo de uma forma geral e procurando melhorar esse setor na nossa capital. Eu acho muito importante compartilhar toda essa vivência tanto do ponto de vista público quanto do privado, todos juntos”, refletiu.
Raio X
Ao todo, o Conexão Embratur percorreu os 26 estados e o DF e contou com 1.011 participantes, 682 nas primeiras 19 cidades, em 2023, e outros 329 este ano, nas últimas oito apresentações. A série de workshops tratou de inteligência de dados, experiências autênticas, sustentabilidade e ações climáticas, gestão de marca, personas, jornada do turista, mobilidade e redes. Os palestrantes abordaram os assuntos de forma estratégica e segundo as necessidades de cada região.
O público atendido incluiu agências de turismo emissivas, agências de turismo receptivas, agentes independentes, artistas, consultores, professores e pesquisadores, estudantes, representantes do setor de entretenimento, do terceiro setor, do setor de lazer e recreação, de gastronomia, gestores públicos, guias de turismo, profissionais de imprensa, meios de hospedagem, operadoras, produtores rurais, transporte e outras áreas relacionadas ao turismo.
As edições do Conexão Embratur aconteceram em Porto Seguro (BA), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Macapá (AP), Pirenópolis (GO), Corumbá (MS), Itajaí (SC), Delmiro Gouveia (AL), Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Tibau do Sul (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Palmas (TO), Jericoacoara (CE), Parnaíba (PI), Barreirinhas (MA), Aracaju (SE), Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Belém (PA), São Paulo (SP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).