TURISMO AUDIOVISUAL

Embratur e film commissions municipais debatem a criação de representação nacional para desenvolver turismo audiovisual

Presidente da Agência, Marcelo Freixo conversou com representantes de órgãos locais sobre a importância de um equivalente federal para aumentar número de produções no Brasil
Renato Vaz/Embratur
Encontro na sede da Embratur, em Brasília, também contou com participação de representantes por videoconferência

11/04/2024 – Um grupo de representantes de cerca de 20 film commissions e secretarias de cultura de diversos municípios se reuniu com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e com o supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Agência, Christiano Braga, na manhã desta quinta-feira (11). No encontro de articulação, o grupo discutiu a importância da criação de uma film comission federal para atrair gravações internacionais, desenvolver a indústria do audiovisual, gerar empregos e fortalecer a promoção do turismo internacional do Brasil.

Film commissions são estruturas que têm como objetivo promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. Também contribuem para fortalecer a sinergia entre o trade turístico e o setor audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer, por exemplo, cenários e paisagens. Outro ponto levantado é que a criação do órgão nacional ajuda para que estados e municípios possam pensar nas políticas locais para o desenvolvimento do turismo e do audiovisual.

O encontro aconteceu na sede da Embratur e contou com representantes de film commissions e de secretarias de cultura de municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Ceará. Freixo destacou a importância de engajar as diversas instâncias federais que atuam com o turismo e com o audiovisual, incluindo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Sebrae, e disse que ajudaria na articulação.

Freixo também lembrou que é importante que o turismo participe dos debates relacionados às film commissions e o setor de audiovisual. “É uma articulação que envolve exportação, o pequeno empresário, capacitação, e o Sebrae Nacional e a Apex são grandes parceiros e podem trabalhar juntos. O Brasil não é só sol e praia. Somos um país com uma diversidade de biomas e de destinos e locações riquíssimas. Temos cultura, gastronomia e um povo maravilhoso, e o turismo, não podemos esquecer, é 8% do PIB”, afirmou.

Christiano Braga, por sua vez, descreveu a reunião como “um um momento muito importante para a Embratur vocacionar sobre a importância de uma film commission federal no Brasil, que possa dar previsibilidade ao mercado audiovisual, que possa operar em parceria com as instâncias locais e que possa ajudar no fortalecimento da indústria audiovisual e no turismo audiovisual”. “Esse setor é uma janela para promover o Brasil e suas experiências turísticas para o mundo”, explicou.

Trabalho conjunto
Um dos integrantes do grupo, o diretor de investimentos e parcerias da Spcine, Luiz Toledo, afirmou que o desenvolvimento da indústria audiovisual e do turismo audiovisual tem um potencial econômico grande para o país. “A gente ficou muito feliz com essa visão da Embratur, entendendo o potencial das film commissions não só para o turismo, mas para o desenvolvimento socioeconômico do país. O encontro foi muito bom para uma união de esforços entre cidades, estados e o governo federal para avançar na pauta”, comemorou.

Gerente da Fortaleza Film Commission, George Frota foi na mesma linha. “O importante nesse momento é que nós passamos a trabalhar em conjunto, um grupo de mais de 19 films commission do Brasil em uma parceria com a Embratur, nessa coordenação do presidente Freixo, para que a gente possa, a partir daí, estabelecer novos marcos para esse ambiente das cidades fílmicas”, disse.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.