TURISMO AUDIOVISUAL

Embratur e film commissions municipais debatem a criação de representação nacional para desenvolver turismo audiovisual

Presidente da Agência, Marcelo Freixo conversou com representantes de órgãos locais sobre a importância de um equivalente federal para aumentar número de produções no Brasil

Renato Vaz/Embratur
Encontro na sede da Embratur, em Brasília, também contou com participação de representantes por videoconferência

11/04/2024 – Um grupo de representantes de cerca de 20 film commissions e secretarias de cultura de diversos municípios se reuniu com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e com o supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Agência, Christiano Braga, na manhã desta quinta-feira (11). No encontro de articulação, o grupo discutiu a importância da criação de uma film comission federal para atrair gravações internacionais, desenvolver a indústria do audiovisual, gerar empregos e fortalecer a promoção do turismo internacional do Brasil.

Film commissions são estruturas que têm como objetivo promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. Também contribuem para fortalecer a sinergia entre o trade turístico e o setor audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer, por exemplo, cenários e paisagens. Outro ponto levantado é que a criação do órgão nacional ajuda para que estados e municípios possam pensar nas políticas locais para o desenvolvimento do turismo e do audiovisual.

O encontro aconteceu na sede da Embratur e contou com representantes de film commissions e de secretarias de cultura de municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Ceará. Freixo destacou a importância de engajar as diversas instâncias federais que atuam com o turismo e com o audiovisual, incluindo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Sebrae, e disse que ajudaria na articulação.

Freixo também lembrou que é importante que o turismo participe dos debates relacionados às film commissions e o setor de audiovisual. “É uma articulação que envolve exportação, o pequeno empresário, capacitação, e o Sebrae Nacional e a Apex são grandes parceiros e podem trabalhar juntos. O Brasil não é só sol e praia. Somos um país com uma diversidade de biomas e de destinos e locações riquíssimas. Temos cultura, gastronomia e um povo maravilhoso, e o turismo, não podemos esquecer, é 8% do PIB”, afirmou.

Christiano Braga, por sua vez, descreveu a reunião como “um um momento muito importante para a Embratur vocacionar sobre a importância de uma film commission federal no Brasil, que possa dar previsibilidade ao mercado audiovisual, que possa operar em parceria com as instâncias locais e que possa ajudar no fortalecimento da indústria audiovisual e no turismo audiovisual”. “Esse setor é uma janela para promover o Brasil e suas experiências turísticas para o mundo”, explicou.

Trabalho conjunto
Um dos integrantes do grupo, o diretor de investimentos e parcerias da Spcine, Luiz Toledo, afirmou que o desenvolvimento da indústria audiovisual e do turismo audiovisual tem um potencial econômico grande para o país. “A gente ficou muito feliz com essa visão da Embratur, entendendo o potencial das film commissions não só para o turismo, mas para o desenvolvimento socioeconômico do país. O encontro foi muito bom para uma união de esforços entre cidades, estados e o governo federal para avançar na pauta”, comemorou.

Gerente da Fortaleza Film Commission, George Frota foi na mesma linha. “O importante nesse momento é que nós passamos a trabalhar em conjunto, um grupo de mais de 19 films commission do Brasil em uma parceria com a Embratur, nessa coordenação do presidente Freixo, para que a gente possa, a partir daí, estabelecer novos marcos para esse ambiente das cidades fílmicas”, disse.