NOVOS VOOS

WTM 2024: Em parceria com Embratur, Azul anuncia novos voos diretos do Paraguai

Nova conexão aérea entre Brasil e Paraguai é um marco histórico na relação bilateral e promete impulsionar o turismo e os negócios entre os dois países

Renato Vaz/Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com diretores da Azul Linhas Aéreas Brasileiras na WTM 2024

15/04/24 – A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciou nesta segunda-feira (15), durante a WTM Latin América, em São Paulo, o lançamento de novas rotas internacionais que conectam a capital do Paraguai, Assunção, a quatro diferentes destinos do Brasil. Viracopos (SP), principal hub de conexão da companhia aérea, e Curitiba (PR) contarão com voos regulares; já Florianópolis (SC) e Recife (PE) terão voos na alta temporada. As novas rotas começam a operar a partir de dezembro. 

Esse é o primeiro anúncio oficial de ampliação da voos internacionais da Azul após o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre a companhia aérea e a Embratur, em março deste ano.

O documento possui um plano de trabalho com ações de promoção no país de origem destes novos voos, para atração de turistas estrangeiros.“É parte central de nossa estratégia apresentar o Brasil para além de sol e praia, mostrar toda a diversidade de destinos que tem o nosso país”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

“A Azul é uma companhia que tem uma conectividade aérea muito importante. Com esses novos quatro voos, o turista paraguaio acessará facilmente não só o litoral do sul e do nordeste, mas tudo que o Brasil tem a oferecer, em conexões rápidas e inteligentes. Em parceria com a Azul, já estamos promovendo essa diversidade de destinos e atrativos no Paraguai”, completou Freixo. 

Gerente de Planejamento e Estratégia da Azul, Vitor Silva também destacou a importância do anúncio durante o WTM Latin America. “Esta nova rota internacional não apenas representa um impulso significativo para o turismo e os negócios entre o Brasil e o Paraguai, mas também marca uma expansão estratégica da companhia para destinos internacionais. Com voos mais frequentes e acessíveis, esperamos ver um aumento no número de visitantes e uma maior circulação de pessoas e mercadorias entre os dois países”, declarou Vitor Silva.

Nos dois primeiros meses de 2023, a chegada de turistas paraguaios ao Brasil cresceu 19% em comparação com o mesmo período do ano passado: foram 156 mil visitantes, que colocam como terceiro maior mercado emissor, atrás apenas da Argentina e do Chile. Das ações de promoção do Brasil planejadas para 2024 no Paraguai, estão a participação da feira Fitpar, em outubro, a realização de três famtours com agências e operadoras de turismo locais, e ações de treinamento das agências de turismo locais para apresentar os destinos brasileiros. Também serão realizados tours gastronômicos, em parceria com o Comitê Descubra o Brasil no Paraguai. Em parceria com a Secretaria de Turismo do Paraná, já foi realizada, em fevereiro, uma rodada de capacitação sobre os atrativos do estado, que agora ganha este novo voo.

Sobre os novos voos
As novas rotas partem do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, localizado em Assunção, no Paraguai. É o principal terminal aéreo do país, e sua localização estratégica o torna um centro crucial para conexões de voos domésticos e internacionais, facilitando o acesso a destinos dentro e fora do Paraguai. 

As vendas serão iniciadas em breve e, em momento oportuno, a companhia anunciará detalhes. Os voos serão realizados por dois modelos distintos de aeronaves: o Embraer E2, com capacidade para 136 Clientes, e o A320, que comporta até 174 ocupantes.