PROGRAMAÇÃO

Web Summit Rio: Embratur participa do evento com debates e encontros com empresas de tecnologia

Programação da Agência no maior encontro de startups do mundo tem painel com o presidente Marcelo Freixo e o cantor e compositor Gilberto Gil, além de ações junto a parceiros como Google e Airbnb

Renato Vaz/Embratur
O gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, falou sobre ações da Agência em parceria com Google e Airbnb

16/04/2024 – A Embratur começou, nesta segunda-feira (15), sua participação no Web Summit Rio 2024, um dos maiores encontros de startups do mundo que segue até a próxima quinta (18). A Agência marca presença com estande junto com o Parque Tecnológico de Itaipu, parceiro do EmbraturLAB. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o compositor, músico, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Gilberto Gil, participam juntos do evento. No palco principal, eles vão bater um papo dentro do painel ‘Tecnologia e cultura moldando a imagem global do Brasil’, que será mediado pela apresentadora Didi Wagner.

Aniversário do EmbraturLAB
A programação conta ainda com ações em parceria com Google e Airbnb, além de encontros com outras empresas de tecnologia e debates sobre inovações aeroportuárias. O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, lembrou que o EmbraturLAB foi lançado na edição do Web Summit Rio do ano passado. “O Web Summit Rio é um evento muito importante porque a gente completa um ano de atuação do EmbraturLAB. Lançamos o primeiro desafio do EmbraturLAB no Web Summit, há um ano”, lembrou.

“O evento nos ajuda não só a consolidar um trabalho que a gente está construindo, mas a fazer um balanço de tudo que a gente conseguiu construir, de todas as parcerias, que a gente vai refletir um pouco ali na programação do nosso estande. É bom destacar que nosso estande é em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu, parceiro fundamental pra gente. Temos uma aceleração com eles, mas a gente consolida e cria um marco do aniversário do EmbraturLAB dentro do Web Summit”, detalhou Gevaerd. 

Airbnb e turismo
Nesta terça, o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, e a gerente de relações governamentais no Airbnb, Aleksandra Ristovic, participaram do debate “Airbnb: Tecnologia e Inovação em prol do turismo”. A Embratur e o Airbnb firmaram, no ano passado, um acordo para impulsionar o afroturismo e demais segmentos no Brasil. 

“No estande no Web Summit falamos um pouco sobre nossa parceria, Embratur e Airbnb, e sobre a importância da sustentabilidade e inovação no turismo. Estamos muito felizes com o lançamento das rotas Airbnb Afroturismo, uma parceria que estamos desenvolvendo com EmbraturLAB dentro do Rio. Falamos ainda sobre a importância de inovação e sustentabilidade para empoderar as comunidades locais a não só ganharem uma renda extra, mas a também se beneficiarem com a economia que o turismo impulsiona”, avaliou Aleksandra Ristovic.

Embratur e Google
Já a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, participou da moderação do debate “Insights Google para promoção das experiências do turismo internacional”,  também no Web Summit Rio. Juntamente com Raphael Vidal (Bafo da Prainha) e Julia Mares (Google), ela contou um pouco de como a gastronomia fortalece a identidade cultural brasileira e como a tecnologia pode apoiar os negócios locais.

“Temos atuado bastante, impulsionando o setor da gastronomia e do turismo, mostrando para os empreendedores como é importante a presença digital e a presença do Google. Uma das coisas que a gente fala muito com os empreendedores, donos de vários restaurantes, é a importância de manter o perfil da empresa atualizado”, afirmou Julia Maris.

Ela alertou, ainda, que não basta colocar o perfil dentro do Google, mas “é importante manter atualizado com fotos, vídeos, descrição do seu negócio, quais são os atributos, o serviço que você oferece, o seu menu, o seu cardápio, colocar certinho dentro do perfil, atualizar a sua localização, o seu horário de suplemento”. “Para os turistas e todos os usuários acharem e encontrarem os seus produtos”, reforçou.

O Google e a Embratur anunciaram, em 2023, uma parceria voltada para a digitalização e impulsionamento dos negócios de pequenas e médias empresas (PMEs) do setor de turismo no Brasil. Com a gigante da tecnologia, a Agência promoveu, no ano passado, ações de capacitação gratuita de empreendedores para a inserção de empresas de turismo no ambiente digital, além de treinamento para uso de ferramentas do Google a fim de identificar tendências do mercado.

Ainda em 2023, o Google anunciou apoio à Embratur na promoção de destinos brasileiros no exterior por meio do YouTube Shorts. A parceria envolve o compartilhamento de boas práticas para a produção de vídeos curtos desses destinos, começando por Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC), disponíveis no canal do Youtube do Visit Brasil.

Explorando sabores
Também nesta terça, o CEO da startup Vibes, Fernando Gregório, bateu um papo com a coordenadora Ana Paula Jacques sobre soluções tecnológicas para conectar o Brasil ao mundo nas rotas gastronômicas. A startup foi a vencedora do 1º Desafio de Turismo Gastronômico do EmbraturLAB, apresentando um aplicativo que utiliza a inteligência artificial para oferecer recomendações personalizadas, baseadas nos gostos e preferências individuais dos usuários.

“O Vibes conecta pessoas, lugares e momentos. Então, nossa meta é entender o que as pessoas no mundo querem consumir aqui no Brasil. A partir daí o aplicativo entende essas pessoas e oferece as melhores e mais exclusivas experiências. É dessa forma, com inovação, tecnologia e uma pitada de audácia que o Vibes está promovendo a gastronomia brasileira no mundo inteiro”, destacou Gregório.

Solução para os aeroportos
Outro importante encontro previsto na programação da Embratur para o Web Summit Rio é o encontro com representantes da RioGaleão e da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), na quinta. Em pauta, o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), parceria da Agência com os ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos e a extensão do programa com soluções para aeroportos.

“Estamos conversando com as concessionárias. Estamos no Rio de Janeiro e é muito natural que a gente converse com a RioGaleão, mas a ideia é que junto com a Acate [Associação Catarinense de Tecnologia], que é uma associação de Santa Catarina, a gente faça também um edital para promover e encontrar novas soluções para o serviço aeroportuário. Principalmente na hospitalidade”, disse Gevaerd.