TECNOLOGIA

Web Summit Rio: Embratur e Claro discutem a transformação do turismo através da democratização dos dados

Informações estatísticas assertivas sobre os turistas contribui com ações realmente concretas para o setor de turismo do Brasil
Marcio Menasce/Embratur
O head de Data Analytics na Claro, Ageu Dantas, bateu um papo com o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, em estande da Agência

17/04/2024 – A Embratur e o beOn Claro – hub de inovação da Claro e Embratel – começaram o segundo dia do Web Summit Rio debatendo a importância da democratização dos dados de mobilidade humana para a transformação do turismo brasileiro. A gestão elaborada com base em dados é um dos pilares da Embratur. O bate-papo aconteceu no estande da Agência junto com o Parque Tecnológico de Itaipu, parceiro do EmbraturLAB.

Segundo o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, o beOn Claro vem contribuindo com a formatação e orientação das startups ligadas ao EmbraturLAB – laboratório de inovação da Embratur –, como a Smart Tour e a Destinos Inteligentes, e com o compartilhamento de informações sobre turistas com a equipe de dados da Embratur.

“Estamos pegando uma pesquisa que seria simplesmente qualitativa e dando uma amplitude, uma dimensão, a partir dos dados da telefonia. Isso vai ajudar tanto as ações do EmbraturLAB quanto, principalmente, a nossa equipe de dados a promover e pensar a melhor forma de divulgar os dados dos turistas internacionais”, explicou Gevaerd.

O painel mostrou que os números contam a história das interações, padrões e preferências dos turistas. A partir daí, a análise de dados pode direcionar decisões estratégicas para entidades públicas e privadas, oferecendo uma compreensão mais profunda dos comportamentos dos turistas.

Para o head de Data Analytics na Claro, Ageu Dantas, essa parceria da Claro beOn com o EmbraturLAB é muito importante para integrar a análise de dados e, assim, contribuir com ações e grandes inovações para o turismo.

“A Claro é líder na América Latina em telecomunicações e o volume de dados que temos sobre roaming é muito grande. Nós conseguimos ter diversas informações do turista: de onde ele vem, por onde ele passa, quais são os países. O dado é todo anonimizado, é agrupado, mas ele traz uma informação estatística muito clara e muito rica que auxilia a Embratur, junto com os dados que ela já tem, a ter informações mais assertivas e trazer ações realmente concretas para o Brasil”, explicou Dantas.

Histórias brasileiras em foco
A programação contou ainda com um painel no EmbraturLAB com Thiago Gomide, do perfil de Instagram ‘Tá na História’, fazendo uma reflexão de como ocupar o país levando em conta os livros, as artes e os múltiplos saberes que temos no Brasil.

Aproveitando o lançamento do projeto Rotas Literárias, nesta quarta-feira (17), durante o Web Summit Rio, Gomide deu algumas dicas do que visitar no Rio de Janeiro (RJ) e em Salvador (BA), por exemplo. “Vão ter rotas literárias pelo Brasil, via Embratur. Dica número um: Rio de Janeiro. Vá até o Centro da cidade, ande pela Rua do Ouvidor, pare em um café e passe pela Academia Brasileira de Letras, que foi presidida por Machado de Assis. Na Bahia: Pelourinho, mas também beba na fonte de Jorge Amado”, citou o historiador.