18/04/24 – A Embratur e seis entidades do segmento de turismo MICE (Negócios e Eventos) assinaram Acordos de Cooperação Técnica (ACTs), nesta segunda-feira (15), durante a WTM Latin America, em São Paulo (SP). A iniciativa é um avanço no desenvolvimento de programas com as maiores associações do Turismo de Negócios e Eventos no Brasil.
“O Turismo de Negócios e Eventos é um dos principais geradores de negócios, emprego e renda no Brasil. Essas parcerias que fechamos hoje na WTM são estratégicas, porque queremos trabalhar junto com os atores que fazem o turismo acontecer. A Embratur vai atuar em sintonia com todas as entidades, para que o nosso país seja um destino mais competitivo”, explica o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O segmento MICE – sigla para Meetings, Incentives, Conferences e Exhibitions/Events ou Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos – é de grande potencial e possui importância estratégica para a economia brasileira. Dados do Ministério do Turismo (MTur) mostram que o turista de negócios gasta, em média, US$ 95,17 por dia. Esse valor é quatro vezes maior do que o valor gasto pelo turista de lazer. Além disso, 6 em cada 10 poltronas de aeronaves são pagas por empresas, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).
Os ACTs foram assinados com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP), a Associação Latinoamericana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), a Associação Brasileira de Marketing Promocional (AMPRO), a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE) e a União Nacional de CVBx e Entidades de Destinos (Unedestinos).
A partir desses acordos, Embratur e entidades do segmento MICE farão um levantamento sobre a oferta de Turismo de Negócios e Eventos, a fim de atender a uma tendência mundial de retomada deste setor.
Captação e promoção de eventos
Na WTM Latin America, a Embratur também lançou o edital do Programa de Apoio a Captação e Promoção de Eventos Internacionais. O objetivo é fomentar que mais eventos sejam sediados no Brasil por meio do apoio da Embratur aos atores da cadeia produtiva de eventos.
O gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Agência, Alexandre Nakagawa, explica que esse programa vai apoiar entidades em todas as fases da captação de um evento para o Brasil.
“Faremos o apoio na promoção do destino brasileiro que sediará o próximo evento, seja nas visitas técnicas, confecção de dossiês de candidatura, cartas de apoio do presidente da Agência e muito mais. É a Embratur contribuindo nas tomadas de decisão e promovendo o Brasil como destino excelente para eventos”, destaca Nakagawa.
A WTM Latin America foi realizada entre a última segunda-feira (15) e essa quarta (17), na capital paulista. Profissionais de agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros, se encontram no evento para fazer networking e conhecer as tendências do setor.