24/04/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu representantes da sociedade civil e da Prefeitura de São João de Meriti, município da Baixada Fluminense, para debater ações de empreendedorismo, incluindo o uso da tecnologia na área de turismo.
Na ocasião, Freixo convidou os membros da comitiva a conhecerem o laboratório de inovação da Agência, EmbraturLAB, no Rio de Janeiro. A reunião, que também contou com a participação da coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, foi realizada nesta quarta-feira (24), na sede da Embratur, em Brasília.
Participam do encontro o superintendente de Promoção da Política de Igualdade Racial da Prefeitura de São João de Meriti, Frei Tatá; o diretor-geral do Instituto Federal de São João de Meriti, Rodney Albuquerque, e o fundador da ONG ComCausa de Direitos Humanos, Adriano Dias.
Eles falaram sobre a importância de preservar e valorizar a memória de João Cândido, herói histórico que viveu em São João de Meriti e ficou conhecido como Almirante Negro. Eles lembraram da sua representatividade para o movimento negro pela luta na Revolta da Chibata, que pedia o fim dos castigos físicos na Marinha, no começo do século XX.
Além do reconhecimento, a comitiva apresentou ao presidente da Embratur o projeto de incubadora de startups para estimular o empreendedorismo no município.
“Somos grandes entusiastas de iniciativas que promovam geração de renda às pessoas, refletindo o desenvolvimento de estados e municípios”, afirmou Marcelo Freixo, antes do convite para que conheçam o EmbraturLAB.