PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Na Itália, Embratur participa de evento sobre experiências brasileiras de aventura e natureza

Presidente da Agência, Marcelo Freixo enviou mensagem reforçando a importância da Embaixada do Brasil em Roma e da TAP na promoção dos destinos brasileiros
Divulgação/Embratur
Em 2023, 129.447 turistas italianos viajaram para o Brasil, tornando o país europeu o nosso 10º principal emissor

08/05/24 – As experiências e os destinos brasileiros de aventura e natureza são o foco do evento “Aventura no Brasil com a TAP”. O encontro, que aconteceu nesta terça-feira (7), faz parte de uma ação que celebra os 150 anos de imigração italiana no Brasil e é resultado de uma parceria da Embratur, Embaixada do Brasil em Roma e da companhia aérea portuguesa.

Por vídeo, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, agradeceu a presença de todos os operadores e agentes de viagens no evento, além de reforçar a importância da TAP e da Embaixada do Brasil em Roma na promoção dos destinos brasileiros. 

“Nesse evento organizado pela Embaixada e pela TAP, que é uma das mais importantes parcerias na promoção do Brasil para o mundo, quero falar da importância dessa promoção do Brasil. Hoje, são mais de 11 destinos brasileiros vinculados pela TAP. Temos mais de 30 milhões de descendentes de italianos vivendo no Brasil. Além disso, neste ano relembramos 150 anos da imigração italiana no Brasil. É um país estratégico para a Embratur”, ressaltou. 

Conectividade
A TAP oferece uma ampla conectividade aérea aos turistas italianos para os destinos brasileiros e atende a 11 cidades: Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Belém (PA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

Em 2023, segundo o Portal de Dados da Embratur, 129.447 visitantes italianos entraram no Brasil, tornando o país da bota o 10º principal emissor de turistas para o país e o 5º da Europa. O número representa um crescimento de 49% em relação ao ano anterior. A previsão é de que haja um aumento de mais de 50% para 2024, que já registrou, até março, a entrada de 45.359 italianos em destinos brasileiros. 

Eles seguem a tendência do visitante europeu que escolhe o Brasil como destino pelo segmento de sol e praia, cultura e turismo de aventura e natureza.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.