PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Ao Sebrae, Embratur apresenta plano de promoção do turismo internacional na Amazônia

“Queremos que o mundo venha visitar a Amazônia”, afirmou o presidente da Agência, Marcelo Freixo, ao lembrar que o pedido de investimento na região veio do presidente Lula
Renato Vaz/Embratur
Reunião entre Embratur e Sebrae abordou caminhos para melhorar turismo internacional na Amazônia

05/06/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, nesta quarta-feira (5), quando apresentou diversas propostas de trabalho para a promoção internacional da Amazônia ainda em 2024. Freixo esteve acompanhado da diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil; do diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd; do gerente de Mercados e Eventos Internacionais, Bruno Reis, e da gerente de Projetos Especiais, Marina Arruda. 

Segundo o presidente da Embratur, o plano de ações voltado à região amazônica é um pedido do presidente Lula e se tornou um dos eixos da Agência neste ano.

“Aproveitando os nossos números, o nosso recorde no primeiro quadrimestre de 2024, o valor das entradas de divisas internacionais no turismo que teve o melhor resultado da série histórica, vamos pensar na Amazônia como eixo das nossas ações. O presidente Lula nos cobrou um trabalho de promoção turística na região e a gente quer que, não só o Brasil visite a Amazônia, mas que o mundo venha visitar a Amazônia”, declarou.

Freixo enfatizou também que a Agência irá atuar, ainda mais, na promoção do turismo de base comunitária e de natureza na região, e que este não é apenas um debate sobre economia e sustentabilidade. 

“O que se discute sobre ações de sustentabilidade no turismo não diz respeito só ao meio ambiente. Tudo se remete ao debate da democracia, do desenvolvimento e das políticas públicas”, completou. 

A Embratur apresentou à equipe do Sebrae Nacional 54 sugestões que trazem a Amazônia como tema. Entre elas estão acordos de Cooperação Técnica (ACT) com empresários da região amazônica; observatórios regionais com dados importantes para o setor como empregos, visitação, ocupação hoteleira e origem dos turistas; acordo entre a Agência e a Latam com a intenção de ampliar a conectividade aérea para a Amazônia e conteúdo sobre a região nos voos, além de ACT que estabelece um Fundo Constitucional com a Caixa Econômica Federal que promove o turismo de base comunitária na região amazônica.

Aproveitando a realização da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nos EUA, a Embratur planeja para setembro uma edição da Galeria Visit Amazônia, além de outras campanhas promocionais da Amazônia no país norte-americano. Eventos como Sustainability Week, em Manaus; ABETA Summit 2024, 21º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, e uma Mostra Internacional de Filmes também estão programados para este ano.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.