TURISMO AUDIOVISUAL

Embratur marca presença no Rio 2C em painel sobre cultura e soft power

Supervisor de audiovisual e economia criativa da Agência, Christiano Braga falou sobre potencial do Brasil para inserção internacional por meio do turismo
Márcio Menasce/Embratur
O supervisor de audiovisual e economia criativa da Embratur, Christiano Braga, representou a Agência no evento

07/06/2024 – O patrimônio cultural do Brasil como vetor de promoção e desenvolvimento e o posicionamento do país no mundo a partir do turismo internacional foram os temas que a Embratur discutiu no painel sobre soft power no evento Rio 2C. O evento acontece na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ) desde terça-feira (4) e vai até domingo (9).

Soft power é um conceito de política internacional que trata da habilidade de países de influenciarem outras nações a partir de políticas institucionais, valores e cultura, em vez de usar de coerção  ou pressões econômicas, por exemplo. Entre as atividades, o Rio 2C propicia o encontro de diversos setores da indústria criativa com oportunidades de networking, rodadas de negócios, pitchings, mentorias e eventos de relacionamento. 

O supervisor de audiovisual e economia criativa da Embratur, Christiano Braga, representou a Agência no evento. “Discutimos o potencial que o Brasil tem para se inserir internacionalmente sob o ponto de vista do turismo e como as políticas públicas que vêm sendo retomadas já contribuem com a atração de turistas estrangeiros para o Brasil”, explicou.

“O patrimônio natural e a biodiversidade brasileira são ativos relevantes para a mensagem que o Brasil vai dar para o mundo. O turismo audiovisual, musical, a gastronomia e o turismo literário são vertentes relevantes sob o ponto de vista da cultura na promoção do país no exterior”, acrescentou o supervisor.

Também participaram do painel a diretora executiva e co-fundadora do Instituto Rouanet, Adriana Rouanet, o vice-presidente de relações institucionais da Câmara de Comércio Brasil-Califórnia, Fabio Cesnik e o sócio-fundador da Urca Filmes, o produtor e diretor de cinema Leonardo Edde.

De acordo com Adriana Rouanet, o encontro serviu para pensar a cultura “como um ativo e atrativo de desenvolvimento de capacitação, de profissionalização do Brasil”. Esse ativo, de acordo com Rouanet, leva a à mobilização e transformação social, e é “uma ferramenta de aproximação de outros povos e nações”.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.